Metodologias ativas no Curso de Italiano da UFBA: relato de experiências inovadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i40p31-43

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Ensino de línguas estrangeiras, Contemporaneidade

Resumo

Este artigo é fruto de uma das etapas cumpridas durante o meu estágio pós doutoral junto ao Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB), em que desenvolvi estudos diretamente no Grupo de Pesquisa em Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade/GEOTEC acerca do tema: “Experiências inovadoras no ensino do italiano: uma investigação teórico crítica da própria prática docente”. É um trabalho de natureza exploratória e se propõe a fazer uma reflexão crítica sobre minha prática pedagógica compreendida no período de 2013 ao primeiro semestre de 2019, no âmbito do ensino da língua italiana mediado por tecnologias digitais. Para tanto, farei um breve relato da minha experiência a fim de que, paralelamente, eu possa dialogar com alguns autores que têm norteado o meu trabalho ao longo desses anos de pesquisa e de atuação docente: Freire (1996), Cortelazzo; Fiala; Piva Júnior; Panissom, Junqueira e Rodrigues (2018), Hetkoswski (2010), Santaella (2016), Lèvy (1999; 2003), Bacich (2016), Bakhtin (1979), Mill (2018). Por fim, trarei algumas proposições acerca do uso das tecnologias digitais na educação, pontuando a necessidade urgente de mudança de paradigma educacional no contexto do século XXI.

Biografia do Autor

  • Jadirlete Lopes Cabral, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

    Jadirlete Lopes Cabral é Professora Associada 1 na Universidade Federal da Bahia, Mestre e Doutora em Língua e Literatura Italiana pela UFRJ, Pós doutora em tecnologias digitais e contemporaneidade pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB), onde atua como colaboradora junto ao Grupo de Pesquisa em Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (Geotec/UNEB). É vice líder do grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas com Tecnologias Digitais (CNPq/UFBA), desde 2013. Sua formação acadêmica tem ênfase em: contemporaneidade, semiótica, metodologias de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras com tecnologias digitais e elaboração de materiais didáticos digitais.

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cabral, J. L. (2020). Metodologias ativas no Curso de Italiano da UFBA: relato de experiências inovadoras. Revista De Italianística, 40, 31-43. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i40p31-43