Reflexões a respeito do ensino-aprendizagem de LE em uma turma da terceira idade: memória e migração na literatura afro-italiana e brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i44p22-37

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Língua italiana, Terceira idade, Literatura afro-italiana

Resumo

Ensinar LE no Brasil, hoje, é desafiador, mas também peculiar. Iniciativa como a realizada no Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao estágio supervisionado do curso de Letras Italiano, teve como objetivo o ensino do italiano com temáticas sensíveis e engajadas, visando ao bem-estar e à participação ativa da pessoa idosa (BELLA, 2008). Pensar a pessoa idosa como alguém que continua se desenvolvendo e que é capaz de aprender e expandir o próprio universo a partir da leitura como um prazer (BALBONI, 1994) foi também um dos objetivos e motivação do estágio. Procurou-se trazer para o debate questões socialmente relevantes que estimulassem um olhar sensibilizado e plural a partir da literatura. Em particular, com La mia casa è dove sono (2010), de Igiaba Scego, propuseram-se discussões que abordassem o tema da memória, da imigração e do reconhecimento de questões interculturais (MENDES, 2015). Isso permitiu um diálogo em que tensões do cotidiano brasileiro puderam ser encaradas a partir do (con)texto italiano. Neste artigo, pretende-se refletir sobre as questões que surgiram e que foram promovidas por essa experiência de estágio, sobre como as temáticas propostas foram recebidas pelo grupo, e sobre como o ensino de língua apresentou certa emancipatoriedade, quebra de estereótipos e revisão de (pre)conceitos.

Biografia do Autor

  • Agnes Ghisi, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestranda em literatura no Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLIT) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membra do Núcleo de Estudos Contemporâneos em Literatura Italiana Traduzida (NECLIT) e do Núcleo de Estudos em Língua Italiana no Contexto Brasileiro (NELIB). Atua também como professora de língua italiana.

    GHISI, Agnes. Ecos do manicômio num poema de Alda Merini. In: Literatura Italiana Traduzida, v. 1, n. 4, abril, 2020. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209884.

    GHISI, Agnes. Ler os relatos de Alda Merini em tempos de isolamento. In: Literatura Italiana Traduzida, v. 1, n. 10, outubro, 2020. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213290.

  • Daniela Bunn, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora do Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia do Ensino, da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Núcleo de Estudos em Língua Italiana no Contexto Brasileiro (NELIB), subcoordenadora do Projeto Multidisciplinar PIBID Línguas Estrangeiras/UFSC e coordenadora do Projeto de Extensão Italiano per tutti (@italianopertutti.ufsc). Traduziu treze livros de literatura infantil. 

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ghisi, A., & Bunn, D. (2022). Reflexões a respeito do ensino-aprendizagem de LE em uma turma da terceira idade: memória e migração na literatura afro-italiana e brasileira. Revista De Italianística, 44, 22-37. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i44p22-37