L’intercomprensione dall’italiano o verso l’italiano: un percorso fra le lingue romanze

Autores

  • Elisa Fiorenza Università Roma Tre
  • Elisabetta Bonvino Università Roma Tre

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i21-22p161-179

Resumo

Nosso artigo comenta algumas etapas e características de um
percurso de intercompreensão entre cinco línguas românicas, utilizando a metodologia EuRom. Em particular, consideramos que, por meio do desenvolvimento da habilidade de leitura em português, espanhol, catalão, italiano e francês, também os aprendizes de italiano como língua dois e os falantes nativos de italiano no mundo inteiro dispõem de uma preciosa palavra-chave para explorar as línguas alvo. Além disso, os estudantes que fizeram a experiência demonstraram sua capacidade de reflexão sobre a sua língua materna, desenvolvendo, simultaneamente, suas estratégias cognitivas e metacognitivas. O trabalho dedica uma atenção especial aos instrumentos didáticos de EuRom5 e leva em conta, também, os dados empíricos levantados ao longo de mais de 15 anos de experimentação da metodologia EuRom em diversos países europeus e extraeuropeus

Biografia do Autor

  • Elisa Fiorenza, Università Roma Tre

    Terminou a Laurea Magistrale, em Ciências da Linguagem na Università Roma Tre; realizou pesquisas também sobre a fala em L2 e no campo da intercompreensão, com atenção especial para as estratégias de leitura. É professora de língua inglesa numa escola de primeiro grau e colaboradora científica de EuRom5.

  • Elisabetta Bonvino, Università Roma Tre

    É professor associado de Didática de Línguas Modernas na Università Roma Tre. Dedica-se, principalmente, ao estudo da intercompreensão entre línguas românicas, à análise do italiano falado L1 e L2 e à avaliação das competências linguísticas. É autora de EuRom4 e coordenadora e autora de EuRom5.

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Publicado

2011-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fiorenza, E., & Bonvino, E. (2011). L’intercomprensione dall’italiano o verso l’italiano: un percorso fra le lingue romanze. Revista De Italianística, 21-22, 161-179. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i21-22p161-179