Funcionalidade e qualidade de vida de crianças com deficiência

Autores

  • Patrícia Domingos dos Santos Post-graduate Program in Human Movement Sciences, Center for Sport and Health Sciences – CEFID - State University of Santa Catarina (UDESC) – Florianópolis (SC)
  • Franciele Cascaes da Silva Post-graduate Program in Human Movement Sciences, Center for Sport and Health Sciences – CEFID - State University of Santa Catarina (UDESC) – Florianópolis (SC)
  • Bianca Andrade de Sousa Post-graduate Program in Human Movement Sciences, Center for Sport and Health Sciences – CEFID - State University of Santa Catarina (UDESC) – Florianópolis (SC)
  • Greicy Kelly Wosniak Pires Post-graduate Program in Human Movement Sciences, Center for Sport and Health Sciences – CEFID - State University of Santa Catarina (UDESC) – Florianópolis (SC)
  • Rodrigo da Rosa Iop Post-graduate Program in Human Movement Sciences, Center for Sport and Health Sciences – CEFID - State University of Santa Catarina (UDESC) – Florianópolis (SC)
  • Elizandra Gonçalves Ferreira Post-graduate Program in Human Movement Sciences, Center for Sport and Health Sciences – CEFID - State University of Santa Catarina (UDESC) – Florianópolis (SC)
  • Rudney da Silva Post-graduate Program in Human Movement Sciences, Center for Sport and Health Sciences – CEFID - State University of Santa Catarina (UDESC) – Florianópolis (SC)

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.123455

Palavras-chave:

motor disorders, quality of life, children with disabilities, child education.

Resumo

Introdução: Professores da educação infantil são capazes de fornecer informações realistas acerca da funcionalidade e da qualidade de vida de crianças com deficiências incluídas nas classes regulares.

Objetivo: Analisar a funcionalidade e a qualidade de vida de crianças com deficiência inseridas na educação infantil da rede pública de ensino de Capital do Sul do Brasil.

Método: Foram selecionados professores de educação especial. professores de sala. professores de educação física. professores auxiliares de educação especial e auxiliares de sala de crianças com deficiência. entre dois e cinco anos de idade. que apresentam comprometimentos motores e estão inseridas na educação infantil da rede municipal de Florianópolis. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade e o Questionário Pediátrico sobre Qualidade de Vida versão 4.0. além de uma ficha de identificação.

Resultados: Houve semelhanças entre os relatos dos professores sobre funcionalidade e qualidade de vida das crianças.

Conclusão: Há diferentes formações acadêmicas. categorias profissionais e carga horária de trabalho. porém os relatos destes professores apresentaram certa homogeneidade. indicando que estão  tentos às tarefas educativas e de cuidados destas crianças. promovendo o processo de inclusão. o desenvolvimento infantil e o bem estar geral da criança.

 

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Publicado

2018-06-26

Edição

Seção

Artigos Originais