Adaptação Transcultural do instrumento de vigilância do desenvolvimento infantil “Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC)” no contexto brasileiro

  • Rafaela Silva Moreira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Araranguá (SC), Brasil
  • Livia de Castro Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil
  • Cláudia Machado Siqueira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil
  • Cláudia Regina Lindgren Alves Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil
Palavras-chave: Psicometria, tradução, desenvolvimento infantil

Resumo

Introdução: Diante da escassez de instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil adaptados culturalmente, validados e viáveis para uso na prática clínica no Brasil, é necessário maior investimento para disponibilização de recursos com boas propriedades psicométricas para uso clínico e cientifico.

Objetivo: Analisar o processo de adaptação transcultural do instrumento de vigilância do desenvolvimento infantil “Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC)” no contexto brasileiro.

Método: O SWYC é um instrumento de vigilância do desenvolvimento infantil, comportamento e fatores de risco para crianças menores de 65 meses, constituído pelos questionários - Developmental Milestones, Parent’s Observations of Social Interactions (POSI), Baby Pediatric Symptom Checklist (BPSC), Preschool Pediatric Symptom Checklist (PPSC) e Family Questions. A adaptação transcultural seguiu as etapas recomendadas pela literatura e participaram 45 pais do primeiro pré-teste e 27 do segundo pré-teste. Para análise das propriedades de medida foi utilizada análise fatorial (Kaiser-Meyer-Olkin–KMO), cálculo da validade convergente (Average Variance Extracted - AVE) e confiabilidade (consistência interna - Cronbach’s Alpha - CA).

Resultados: No primeiro pré-teste, os pais compreenderam apenas 31% dos itens. O comitê de especialistas reanalisou e modificou os questionários. No segundo pré-teste, o índice de compreensão foi 77%, dando origem a versão final. Os questionários Developmental Milestones, BPSC e PPSC foram considerados unidimensionais (KMO = 0,62 a 0,95) e apresentaram AVE = 0,52 a 0,73 e CA = 0,55 a 0,97.

Conclusão: Análise da qualidade dos itens, da validade convergente e da consistência interna da versão brasileira do SWYC revelou propriedades de medida satisfatórias, mostrando-se um instrumento promissor para uso clinico e em pesquisas com crianças no Brasil.

Biografia do Autor

Rafaela Silva Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Araranguá (SC), Brasil

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2008) e especialização em Fisioterapia em Neurologia (adulto e infantil) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Mestrado (2013) e Doutorado (2016) em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG, sub-área: saúde da criança e do adolescente (2013). Professora efetiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Araranguá). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde e Reabilitação Neurofuncional (SARE) da UFSC-Araranguá. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Pediátrica e Neurológica.

Livia de Castro Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil

Terapeuta Ocupacional, Pós doutorado em Terapia Ocupacional. P

Professora do Departamento de Terapia Ocupacional

Cláudia Machado Siqueira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil

Neurologista Pediátrica, Mestre em Ciências da Saúde.

Professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina

Cláudia Regina Lindgren Alves, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte (MG), Brasil

Pediatra, Doutora em Ciências da Saúde.

Professora do Departamento de Pediatria

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Publicado
2019-05-06
Seção
Artigos Originais