Análise do efeito dos fatores ambientais sobre o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em comunidade amazônica

Autores

  • Ana Paula Pureza Pantoja Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Belém (PA)
  • Givago da Silva Souza Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém (PA)
  • Erica Feio Carneiro Nunes Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Belém (PA)
  • Lucieny da Silva Pontes Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Belém (PA)

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.152158

Palavras-chave:

desenvolvimento neuropsicomotor, meio ambiente, relações familiares, vulnerabilidade social

Resumo

 

Referências

1. Silva SSC, Santos TM, Pontes FAR, Maluschke JB. Avaliação de famílias Ribeirinhas: uma proposta adaptada ao contexto. Rev Interinstitucional Psicol. 2011;4(2):253-63.

2. Silva SSC, Pontes FAR, Santos TM, Maluschke JB, Mendes LSA, Reis CD, et al. Rotinas familiares de Ribeirinhos Amazônicos: uma possibilidade de investigação. Psicol Teor Pesq. 2010;26(2):341-50.

3. Walker SP, Chang SM, Vera-Hernández M, Grantham-McGregor S. Early childhood stimulation benefits adult competence and reduces violent. Pediatrics. 2011;127(5):849-57.

4. Delvan JS, Becker APS, Braun K. Fatores de risco no desenvolvimento de crianças e a Resiliência: um estudo teórico. Rev Psicol IMED. 2010;2(1):349-57. DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027/psico-imed.v2n1p349-357

5. Santos LM, Santos DN, Bastos ACS, Assis AMO, Prado MS, Barreto ML. Determinants of early cognitive development: hierarchical analysis of a longitudinal study. Cad Saúde Pública. 2008;24(2):427-37. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000200022

6. Dessen MA, Polonia AC. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia. 2007;17(36):21-32. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000100003

7. Kenney MK. Child, family, and neighborhood associations with parent and peer interactive play during early childhood. Matern Child Health J. 2012;16(Suppl.1):S88-101. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10995-012-0998-7

8. Fernald LCH, Kariger P, Hidrobo M, Gertler PJ. Socioeconomic gradients in child development in very Young children: Evidence from India, Indonesia, Peru, and Senegal. PNAS. 2012;109(Suppl. 2):17273-80. DOI: https://dx.doi.org/10.1073/pnas.1121241109

9. Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF - Brasil). Situação Mundial da Infância 2013: crianças com deficiência. [cited 2014 Jan 16] Available from: http://www.unicef.org/brazil/pt/PT_SOWC2013.pdf.

10. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Ranking do IDH dos estados. [cited 2014 Feb 16] Available from: http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/Ranking-IDHM-Municipios-2010.aspx. 11.

11. Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Informações Estatísticas. Pará, Igarapé Miri, 2013. [cited 2014 Jan 16] Available from: http://cod.ibge.gov.br/236w1.

12. Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP). Critério de classificação econômica Brasil, 2008. [cited 2014 Jan 16] Available from: http://www.abep.org/criterio-brasil.

13. Caldwell BM, Bradley RH. Administration manual HOME observation for measurement of the enviroment. Arkansas: University of Arkansas at Little Rock, 1984.

14. Totsika V, Sylva K. The home observation for measurement of the environment revisited. Child Adolesc Mental Health. 2004;9(1):25-35. DOI: https://dx.doi.org/10.1046/j.1475-357X.2003.00073.x

15. Frankenburg WK, Dodds J, Archer P, Shapiro H, Bresnick B. The Denver II: a major revision and restandardization of the Denver Developmental Screening Test. Pediatrics. 1992;89(1):91-7.

16. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Indicadores de desenvolvimento brasileiro 2001-2012. [cited 2014 Oct 14] Available from: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/ferramentas/docs/IDB-portugues-final.pdf.

17. Milteer RM, Ginsburg KR. The Importance of play in promoting healthy child development and maintaining strong parent-child bond: focus on children in poverty. Pediatrics. 2012;129(1):204-13.

18. Duncan GJ, Ziol-Guest KM, Kalil A. Early-Childhood poverty and adult attainment, behavior, and health. Child Dev. 2010;81(1):306-25. DOI: https://dx.doi.org/10.1111/j.1467-8624.2009.01396.x

19. Morais RLS, Carvalho AM. Desenvolvimento cognitivo e motor de crianças nos primeiros anos de vida e qualidade do contexto ambiental: uma análise relacional. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: 2013.

20. Lamy Filho F, Medeiros SM, Lamy ZC, Moreira MEL. Ambiente domiciliar e alterações do desenvolvimento em crianças de comunidade da periferia de São Luís – MA. Ciênc Saúde Coletiva. 2011;16(10):4181-7. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011001100023

21. Silva DG, Pontes FAR, Silva SSC. Relações familiares de duas crianças ribeirinhas da Amazônia. Psicol Teor Prát. 2011;13(3):139-51.

22. Defilipo EC, Frônio JS, Teixeira MTB, Leite ICG, Bastos, RR, Vieira MT, et al. Oportunidades do ambiente domiciliar para o desenvolvimento motor. Rev Saúde Pública. 2012;46(4):633-41. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102012005000040

23. González RR, Olea MF, Limón KMS, Sánchez C, Rosas HA. Experiencia de la aplicación y critérios para la interpretación de dos versiones del Inventario HOME para infantes de 0 a 3 años de vida. Salud Mental. 2010;33(1):57-66.

24. Avan BI, Raza AS, Kirkwood BR. A community-based study of early childhood sensory stimulation in home environment associated with growth and psychomotor development in Pakistan. Int J Public. 2014;59(5):779-88. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s00038-013-0525-7

25. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Síntese de indicadores sociais uma análise das condições de vida da população brasileira. 2013. [cited 2014 Oct 14] Available from: https://biblioteca.ibge. gov.br/visualizacao/livros/liv66777.pdf.

26. Lima AKP, Lima AO. Perfil do desenvolvimento neuropsicomotor e aspectos familiares de crianças instucionalizadas na cidade do Recife. Rev CES Psicol. 2012;5(1):11-25.

27. Lourenço JMQ, Gusmão SRB. O desenvolvimento motor da criança urbana e ribeirinha do município de Belém - Pará na faixa etária de 0 a 1 ano. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Estado do Pará. Belém: 2004.

28. Guerreiro TBF, Hashimoto AS. Desenvolvimento de crianças Ribeirinhas das Ilhas ao Sul de Belém – Pará. Monografia (Conclusão de Curso) - Universidade do Estado do Pará. Belém: 2007.

29. Hanson JL, Chandra A, Wolfe BL, Pollak SD. Association between income and the hippocampus. PLoS One. 2011;6(5):e18712. DOI: https://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0018712

30. Raizada RDS, Kishiyama MM. Effects of socioeconomic status on brain development, and how cognitive neuroscience may contribute to levelling the playing field. Front Hum Neurosci. 2010;4:3. DOI: https://dx.doi.org/10.3389/neuro.09.003.2010

Publicado

2018-11-28

Edição

Seção

Artigos Originais