Promoção de habilidades sociais em pré-escolares

Autores

  • Caroline G. De Salvo Universidade Federal do Paraná
  • Ingrid H. K. Mazzarotto Universidade Federal do Paraná
  • Suzane S. Löhr Universidade Federal do Paraná; Departamento de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19748

Palavras-chave:

Habilidades sociais, Programas preventivos

Resumo

A promoção de habilidades sociais nas relações da criança, a um nível preventivo, proporciona o desenvolvimento e melhoria da competência social, resultando em maior adaptabilidade ao meio social. Esta pesquisa teve por objetivo verificar a eficácia de um programa preventivo de desenvolvimento de habilidades sociais em crianças de 4 a 6 anos e seus pais. Os resultados refletem o desempenho de 9 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 5 e 6 anos. Como instrumento de análise utilizou-se o Child Behavior Check-List (CBCL), respondido pelos pais em relação aos comportamentos dos filhos, antes e após a participação do programa. A partir desta análise, foi possível observar que existe uma diferença estatística entre os resultados do CBCL pré e pós-intervenção, indicando mudanças na percepção dos comportamentos das crianças pelos pais e provável aumento dos comportamentos facilitadores de interação social.

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Publicado

2005-04-01

Edição

Seção

Pesquisa Original