Saúde e poder: um estudo sobre os discursos hegemônicos e subalternos em contextos multiculturais

Autores

  • Ondina P. Pereira Universidade Católica de Brasília; Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Tânia M. C.de Almeida Universidade Católica de Brasília; Programa de Pós-Graduação em Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19761

Palavras-chave:

Saúde, Ética, Religião, Discurso médico e subalternidade, Health, Ethical, Religion, Medical speech and subalternity

Resumo

A dificuldade de comunicação entre profissionais de saúde e as comunidades populares é notória e se expressa principalmente na ineficácia dos tratamentos tal como os prescreve a medicina oficial, assim como no descontentamento, por parte dos usuários, com os seus resultados. Este artigo refletir sobre tal situação, colocando em relevo a importância ética da escuta, pelos profissionais da saúde, dos discursos e saberes extra-científicos sobre a doença e a saúde afirmados por tais comunidades. A escuta mais sensível poderá dar visibilidade aos elementos que impedem a comunicação efetiva, proporcionando a restituição da reciprocidade comunicativa, o que significa a recusa e a transformação das relações de subalternidade aí estabelecidas.

Referências

Derrida J. L’écriture et la différence. Paris: Seuil; 1967.

Foucault M. Surveiller et punir. Paris: Gallimard; 1975.

Hall S. Cultural identity and diaspora. In : Padmini M, organizador. Contemporary postcolonial Theory : a reader. London: Arnold; 1996. p.110-21.

Almeida TMC. Vozes da mãe do silêncio: a aparição da Virgem Maria em Piedade dos Gerais. São Paulo: CNPQ/PRONEX e Attar editorial; 2003.

Amundsen DW. Medicine and religion in western traditions. In: Eliade M, organizador. The encyclopedia of religion (9). New York: Macmillan;1987. p.319-24.

Illich I. A expropriação da saúde, nêmesis da medicina. Rio de Janeiro : Nova Fronteira; 1975.

Baudrillard J. L’échange symbolique et la mort. Paris : Gallimard ; 1976.

Mauss M. Essai sur le don. Paris: Presses Universitaires de France ; 1950.

Baudrillard J. Écran total. Paris: Galilée ; 1997.

Pereira OP. A desconstrução/reconstrução do corpo no espaço transcultural. Universa 1994;2(2):259-68.

Victora C.G. As imagens do corpo : representações do aparelho reprodutor feminino e reapropriações dos modelos médicos . In : Leal OF, organizador. Corpo e significado: ensaios de antropologia social. Porto Alegre: UFRGS; 1995. p.77-88.

Leal OF. Sangue, fertilidade e práticas contraceptivas In : Leal OF, organizador. Corpo e significado: ensaios de antropologia social. Porto Alegre: UFRGS; 1995. p.13-35.

Souza JOC. O que é, afinal, o corpo índio no Brasil meridional ? In: Leal OF, organizador. Corpo e significado: ensaios de antropologia social. Porto Alegre: UFRGS; 1995. p. 453-66.

Pereira OP, Almeida TMC. A formação médica segundo uma pedagogia de resistência. Interface: comunicação, saúde, educação 2004/2005;9(16):69-79.

Downloads

Publicado

2005-08-01

Edição

Seção

Atualização