Relato de um projeto interdisciplinar com adolescentes no ensino médio: uma aproximação ao exercício da ação democrática

Autores

  • Maria Aparecida Conti Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Epidemiologia
  • André Castelani Inst. de Ensino Jardim-Pueri-Domus
  • Denilson Battistini Inst. de Ensino Jardim-Pueri-Domus

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19772

Palavras-chave:

Projeto interdisciplinar, Educação política, Educação cidadã

Resumo

O conceito de cidadania entendido como o gozo de direitos e desempenho de deveres, de comprometimento com a realidade social e com a sua transformação, inicia-se quando direitos e deveres passam a ser percebido como dois lados da mesma moeda. Isso torna-se possível quando jovens, saindo de uma posição passiva, passam a assumir o seu papel como agentes de mudança social. A equipe de professores de uma Escola da Rede Particular de Ensino, integrando nas intenções pedagógicas de seu currículo a educação política, desenvolveu um estudo de campo envolvendo a conceituação de cidadania e democracia, que culminou com o desenvolvimento de atividades na Câmara dos Vereadores do município de Santo André. Cerca de 100 alunos da 1ª série do Ensino Médio participaram ativamente da sessão da Câmara, conhecendo a rotina do poder legislativo municipal, por meio do exercício democrático, considerado como base fundamental para a educação política. Desta forma, a equipe de professores pode cumprir uma das metas principais: a educação cidadã. O aluno teve contato com a teoria política e análise de sua realidade social imediata, descobrindo a necessidade de participação social e política consciente e de sua responsabilidade social frente às demandas em uma sociedade em constante transformação.

Referências

Morin E. Os sete saberes necessário à educação. 5ª ed. São Paulo: Cortez; 2002.

Freire P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1974.

Dalben AMILF. A nova escola: um desafio do terceiro milênio. In: Associação Brasileira de Adolescência & Associação Mineira de Adolescência. Ética e Cidadania. Belo Horizonte: ASBRA/AMA;2000.

Freire P. Pedagogia da autonomia – Saberes necessários à prática educativa. 30ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 1996.

Rovira JMP. Como hacer escuelas democráticas? Educação e Pesquisa. 2000; 26(2):55-69.

Downloads

Publicado

2005-12-01

Edição

Seção

Relato de Experiência