Valores e crenças parentais: reflexões teóricas

Autores

  • Ana P. R. Kobarg Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vírginia A. R. Sachetti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauro L. Vieira Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19795

Palavras-chave:

Cuidado parental, Valores, Crenças, Cultura

Resumo

O contexto cultural permite o acúmulo de informações dentro de um grupo que se reflete em crenças e práticas. Compreender a relação entre a natureza humana e cultura é uma questão complexa e necessária para a compreensão do comportamento. Ampliar pesquisas enfocando a complexa relação entre o biológico e o social promove um melhor entendimento sobre o desenvolvimento, o que significa que estudar crenças e práticas permite entender melhor a relação entre o homem e a cultura e, conseqüentemente, compreender melhor o comportamento humano. A importância do estudo de crenças parentais para a compreensão do desenvolvimento humano mostra que os sistemas de crenças parentais têm emergido como um campo de estudo relevante para a compreensão do desenvolvimento por estar diretamente vinculado ao estilo de cuidado dispensado à criança.

Referências

Lightfoot C, Valsiner J. Parental belief systems under the influence: social guidance of the construction of personal cultures. In: Sigel JE, McGillicuddy AV, Goodnow JJ, editors. Parental belief systems: the psychological consequenxes for children. 2nd ed. Hillsdale(NJ): LEA; 1992. p. 393-414.

Lordelo ER, Fonseca AL, Araújo MLVB. Responsividade do ambiente de desenvolvimento: crenças e práticas como sistema cultural de criação de filhos. Psicol Reflex Crít. 2000;13(1):73-80.

Harkness S, Super CM. Introduction. In: Harkness S, Super CM, editors. Parents’cultural belief systems: their origins, expressions and consequences. 2nd ed. NewYork (NY): Guilford Press; 1996. p. 1-23.

Keller H, Papaligoura Z, Kuensemuller P, VölkerS, Papaeliou C, Lohaus A, et al. Concepts of mother-infant interaction in Greece and Germany. J Cross Cult Psychol. 2003;34(6):677-89.

Rogoff B. A natureza cultural do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed; 2005.

Pinker S. Tabula rasa: a negação contemporânea da natureza humana. São Paulo: Companhia das Letras; 2004.

Yamamoto ME, Lopes FA. Dize-me o que falas e eu te direi o que comes: aquisição da linguagem e composição de dieta em crianças. In: Moura MLS, organizador. O bebê do século XXI e a psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2004. p. 205-27.

Biasoli-Alves ZMM. Continuidades e rupturas no papel da mulher brasileira no século XX. Psicol Teor Pesqui. 2000;16(3):233-9.

Bornstein MH. Child and family research incross-cultural perspective. Int Soc Study Behav Dev Newsl. 2004;(45):17-20.

Goodnow J. From house hold pratices to parents’ ideas about work and interpersonal relationships. In: Harkness S, Super CM, editors. Parents’ cultural belief systems: their origins, expressions and consequences. 2nd ed. New York (NY): Guilford Press; 1996. p. 313-44.

Harkness S, Super CM. Parental ethnotheoriesin action. In: Sigel IE, McGillicuddy-DeLisa AV, Goodnow J, editors. Parental belief systems: the psychological consequences for children. ed. Hillsdale (NJ): LEA; 1992. p. 372-91.

Keller H, Hentschel E, Yovsi RD, Lamm B, Abels M, Haas V. The psycho-linguistic embodiment of parental ethno theories: a new avenue to understanding cultural processes in parental reasoning. Cult Psychol. 2004;10(3):293-330.

Keller H, Lohaus A, Völker S, Elben C, Ball J. Warmth and contingency and their relationship to maternal attitudes toward parenting. J Genet Psychol. 2003;164(3):275-92.

Moura MLS, Ribas Júnior RC, Piccinini CA, Bastos ACS, Magalhães CMC, Vieira ML, et al. Conhecimento sobre desenvolvimento infantil em mães primíparas em diferentes centros urbanos do Brasil. Estud Psicol (Natal).2004;9(3):421-9.

Sigel IE, McGillicuddy-DeLisi AV, Goodnow J. Introduction to the second edition. In: Sigel IE, McGillicuddy-DeLisi AV, Goodnow J, editors. Parental belief systems: the psychological consequences for children. 2nd ed. Hillsdale(NJ): Erlbaum; 1992. p. xviii-xx.

Melchiori LE, Biasoli-Alves ZMM. Crenças de educadores de creche sobre temperamento e desenvolvimento de bebês. Psicol Teor Pesqui.2001;17(3):285-92.

Baum WM. Compreender o behaviorismo: ciência, comportamento e cultura. Porto Alegre: Artmed; 1999.

Bussab VSR, Ribeiro FL. Biologicamente cultural. In: Souza L, Freitas MFQ, Rodrigues MMP, organizadores. Psicologia: reflexões (im)pertinentes. São Paulo: Casa do Psicólogo;1998. p. 175-93.

Keller H. Development as the interface between biology and culture: a conceptualization of early ontogenetic experiences. In: Keller H, Poortinga YH, Schölmerich A, editors. Between culture and biology: perspectives on ontogenetic development. Cambridge (UK): Cambridge Press University; 2002. p. 215-35.

Kreppner K. The child and the family: interdependence in development pathways. Psicol Teor Pesqui. 2000;16(1):11-22.

Dessen MA. Construindo uma ciência do desenvolvimento humano: passado, presente e futuro. In: Dessen MA, Costa Jr AL, organizadores. A ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed; 2005. p. 264-78.

Harkness S, Super CM, Axia V, Eliasz A, Palacios J, Welles-Nyström B. Cultural pathways to sucess ful parenting. Int Soc Study Behav Dev Newsl. 2001;(38):9-13.

Suizzo MA. French parents’ cultural models and childrearing beliefs. Int J Behav Dev. 2002;26(4):292-307.

Lima MLP. Atitudes. In: Vala J, Monteiro MB, organizadores. Psicologia social. 2ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; 1996.

Pereira C, Camino L. Um estudo sobre a integração dos níveis de análise dos sistemas de valores. Psicol Reflex Crít. 2005;1(1):16-25.

Miller AM, Harwood RL. Long-term socialization goals and the construction of infants’ social networks among middle class Anglo and Puerto Rico mothers. Int J Behav Dev. 2001;25(5):450-7.

Lordelo ER. Interação social e responsividade em ambientes doméstico e de creche: cultura e desenvolvimento. Estud Psicol (Natal).2002;7(2):343-50.

Saraswathi TS. Culture and parenting: beyond description of alternative beliefs and practices. Int Soc Study Behav Dev Newsl. 2001;(38):14-5.

Keller H, Poortinga YH, Schölmerich A. Between culture and biology: perspectives on ontogenetic development. Cambridge (UK): Cambridge University Press; 2002.

Keller H, Greenfield PM. History and future of development in cross-cultural psychology. J Cross Cult Psychol. 2000;31(1):52-62.

Downloads

Publicado

2006-08-01

Edição

Seção

Atualização