A família em situações disruptivas provocadas por hospitalização

Autores

  • Arlete C. Bomfim Universidade Católica do Salvador
  • Ana Cecília Bastos Universidade Federal da Bahia
  • Ana M. A. Carvalho UCSal

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19817

Palavras-chave:

Família e crise, Estratégias de enfrentamento, Doença e família

Resumo

Este trabalho focaliza a situação disruptiva provocada pela hospitalização de um familiar, vítima de doença ou acidente súbitos, requerendo uma reação de enfrentamento por parte da família. São apresentados resultados relativos a seis famílias que viveram essa situação, obtidos por meio de entrevista em profundidade com um dos familiares. Inicialmente, as famílias e as situações são caracterizadas, e são descritas as estratégias de enfrentamento identificadas em cada caso. A seguir, aprofunda-se a análise das estratégias recorrendo a semelhanças e diferenças entre os casos. Em todos os casos ocorre uma reorganização da família em resposta ao evento e às demandas decorrentes; estratégias de enfrentamento variaram, sendo a mais presente o suporte social. Sugerem-se algumas questões para estudos futuros e para a preparação de profissionais da saúde.

Referências

Petrini G. Notas para uma antropologia da família. In: Petrini G, Moreira LVC, Alcântara MAR, organizadores. Família XXI: entre pós-modernidade e cristianismo. São Paulo: Companhia Ilimitada; 2003. v. 1, p. 71-105.

Donati P. Manuale di sociologia dellafamiglia. 3ª ed. Roma: Laterza; 2001.

Cowan P. Individual and family life transition. In: Cowan PA, Hetherington M, editors. Family transition. Hillsdale (NJ): Lawrence Erlbaum; 1995. p. 3-26.

Carter B, McGoldrick M. Mudança no ciclo devida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995.

Kovacs MJ. A morte em vida. In: Bromberg MHPF, Kovacs MJ, Carvalho MMMJ, Carvalho VA. Vida e morte: laços da existência. São Paulo: Casa do Psicólogo;1996. p. 11-33.

Bronfenbrenner U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas; 1996.

Alves PB. Infância, tempo e atividades cotidianas de crianças em situação de risco de rua: as contribuições da teoria dos sistemas ecológicos [tese]. Porto Alegre (RS):Universidade Federal do Rio Grande do Sul;2002.

Antoniazzi AS, Dell’Aglio DD, Bandeira DR.O conceito de coping: uma revisão teórica. Estud Psicol (Natal). 1998;3(2):273-94.

Willner P. Animal models of stress: an overview. In: Stanford CS, Salmon P, editors. Stress: from synapse to syndrome. London: Academic Press; 1993. p. 145-65.

Tavares JSC. O processo de enfrentamento do câncer em famílias de mulheres com câncer de mama [tese]. Salvador (BA): Universidade Federal da Bahia; 2002.

McGoldrick M, Gerson R. Genogramas en la evaluación familiar. Buenos Aires: Gedisa; 1987.

Rafael GA. Relação de ajuda e a ação social: uma abordagem rogeriana – estudo sobre a auto-estima e as estratégias de coping realizado com estudantes da Universidade do Algarve. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada; 2000 [acesso em ddmmm aaaa]. Disponível em: http://www.rogeriana.com/graça/rasocial.htm

Downloads

Publicado

2007-04-01

Edição

Seção

Pesquisa Original