O adolescente e a deficiência auditiva: as relações familiares retratadas no teste do desenho em cores da família

Autores

  • Luciana Maria Biem Neuber Centro de Estudos Homo Sapiens
  • Tania Gracy Martins Do Valle Universidade Estadual Paulista
  • Maria Estela Guadagnucci Palamin Universidade de São Paulo; Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais; Centro de Atendimento aos Distúrbios de Audição, Linguagem e Visão

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19894

Palavras-chave:

Adolescente, deficiência auditiva, psicologia, relação familiar

Resumo

A presente pesquisa tem por finalidade investigar os componentes emocionais e dificuldades envolvidas na dinâmica familiar de adolescentes portadores de deficiência auditiva, visto que a família necessita lidar com os aspectos biopsicossociais da adolescência e da deficiência. Participaram deste estudo oito adolescentes, com idade de doze a dezoito anos, de ambos os sexos, juntamente com seus pais. O Teste do Desenho em Cores da Família - TDCF instrumento utilizado, foi aplicado em todos os participantes da pesquisa, individualmente. Cada indivíduo desenhou sua família, respondendo ao questionário do instrumento. Assim sendo, fundamentada na abordagem sistêmica, foi possível visualizar o contexto familiar na particularidade de cada membro envolvido, bem como o panorama geral da estruturação familiar. Portanto, constatou-se que a deficiência auditiva gera disfunções apresentadas através das dimensões interacionais, tais como comunicação, conflitos, afeição e integração, refletindo nos pais os sentimentos de medo e insegurança, e nos filhos, de repressão e dependência.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Pesquisa Original