A questão social na frança contemporânea: uma experiência de pesquisa

Autores

  • Fabiola Zioni Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Prática em Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19915

Palavras-chave:

violência, jovens, escola, imigração, problemas urbanos, moradias populares

Resumo

A França passou por conflitos urbanos em seus bairros populares. Incidentes com a polícia marcados pela morte de um morador, geralmente jovem ou adolescente, são seguidos por manifestações violentas: quebra-quebras, incêndios de carros e/ou estabelecimentos públicos e privados, enfrentamentos com a polícia. Nos conflitos da "banlieue" francesa podem ser percebidos elementos comuns a eventos ingleses e/ou americanos de outras décadas. OBJETIVO: consiste em identificar a percepção e as representações de moradores sobre suas condições de vida e saúde na França. MÉTODO: pesquisa qualitativa realizada em Les Aubiers, bairro popular de Bordeaux, nos anos de 2002 e 2005. A população de moradores desse bairro e é composta principalmente por imigrantes ou fanceses de origem estrangeira, provenientes de diferentes locais: África do Norte, África Sub-Sahariana, Turquia, Portugal , Ilha de Reunião. Os indicadores sociais e econômicos apresentam níveis significativamente mais baixos do que os de outros bairros de Bordeaux, acompanhando as tendências encontradas nas outras "banlieues". Entre esses indicadores, a taxa de desemprego, principalmente entre jovens, é alarmante (40%). RESULTADOS E DISCUSSÃO: as políticas sociais deveriam ser mais voltadas para os indivíduos do que para o território, pois este só poderá ser transformado pelos primeiros e não o contrário. Um bairro e uma população estigmatizados, estão contemplados por uma ampla política social. Ainda que passível de crítica, não se pode ignorar a existência de esforços sistematicos de integração, nem a existência de políticas sociais. Se elas são inadequadas, trata-se de ampliar o espaço de discusão para sua reforma. Trata-se de saber qual a disposição das sociedades contemporâneas, como um todo, para lutar contra as inequidades e segregações.

Referências

Lapeyronnie D. La question social e adjourn ́hui. Département de Sociologie, Université Victor Segalen, Bordeaux 2,2006.

Jacquemin H. Les risques des quartiers sensisbles. Le cas de Les Aubiers, Consultado em abril de 2005,M@ppemonde77(2005.1)http:mappemonde,mgm.fr/num5/article/p5107.html

Caze S. La conduite de projet dans lesquartiers de grands ensembles, Etude du Quartier d’Habitat du Lac – Bordeaux, Mémoire de DESS d’Urbanismeoperationnel Ville en projet , Directeurde mémoire : Agnès Berland – Berthon,Institut De Tourisme et Urbanisme,Université Michel de Montaigne,Bordeaux, 2001.

Kovarick L. Sobre vulnerabilidade sociale civil: Estados Unidos, França e Brasil,Revista Brasileira de Ciências Sociais,vol18, n.51, São Paulo, Fevereiro- 2003.

Genestier P. Quel est le futur pour lesgrands ensembles in JOEl, R. Ville, exclusion et citoyenneté- entretiens de laville, Paris, Seuil, 1992.

Avenel C. Sociologie ds quartierssensibles, Paris, Armand Colin, 2004.

Paugam S. Les formes elémentaires de lapauvreté – Le lien social, Paris, PUF, 2005.

D ́allondans AG. L’exclusion sociale: lesmétamorphoses d ́un concept -1960-2000, Paris, L’Harmattan, 2003.

Genestier P. Quel est le futur pour lesgrands ensembles in JOEl, R. Ville, exclusion et citoyenneté- entretiens de laville, Paris, Seuil, 1992.

Costa-Lacoux. L’immigration : l’exil inPaugam S. L’éclusion: l’état des savoir, Paris, La Découvere, 1996.

Weil P. La Réplublique et sa diversité, Paris, La Réblubique des Idées – Seuil, 2005.

Wieviorka M. 1996 – La France Raciste(org.), Paris, Ponte-seuil,1996.

Villechaise-Dupont A. Amère banlieue –les gens des grands ensembles, Paris, Bernard Grasset, 2000.

Lapeyronnie D.Guetto urbain –ségregation, violence, pauvreté en Franceaujourd’hui, Paris, robert Laffont,2009.

Lapeyronnie D. La question socialeaujourd’hui, Département de Sociologie, Université Victor Segalen, Bordeaux,2000.

Maurin E. Le guetto français, Paris, Editions Seul set La republique desidées, 2004.

Downloads

Publicado

2009-08-01

Edição

Seção

Pesquisa Original