Grupo terapêutico para jovens com fobia social

Autores

  • Laura Vilela e Souza Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto; Programa de Pós-graduação em Psicologia
  • Manoel Antônio dos Santos Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto; Departamento de Psicologia e Educação

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19917

Palavras-chave:

transtornos fóbicos, prática de grupo, Psicologia

Resumo

São escassos os estudos qualitativos que buscaram reconhecer as especificidades do uso da modalidade de atendimento da grupoterapia para pacientes com fobia social. Objetivou-se nesse trabalho compreender o funcionamento de um grupo terapêutico com jovens diagnosticados com esse transtorno, atendidos em um hospital universitário. Por meio da análise dos momentos iniciais desse grupo, buscou-se reconhecer seu processo de formação e princípio, a partir dos comportamentos e interações estabelecidas pelos participantes. A primeira sessão desse grupo foi analisada a partir de um eixo vertical, identificando-se o conteúdo da fala dos participantes e os temas abordados ao longo de cada sessão; e um eixo horizontal, a partir do qual foi ressaltado o contexto de produção desses temas, o clima afetivo da sessão, a interação engendrada a cada momento e a seqüência de acontecimentos e conversas ao longo da sessão. O referencial teórico da Psicanálise embasou a análise do material. Foram percebidos, nessas sessões: a necessidade desses jovens de se comportarem sempre de acordo com a expectativa alheia, a exigência de perfeição, o medo excessivo de falhar ou errar, a necessidade excessiva de controle dos próprios sentimentos, a baixa auto-estima, sentimentos depressivos, sentimentos persecutórios, evitação dos contatos sociais e da intimidade nos relacionamentos. Esses aspectos foram evidenciados no grupo por meio da dificuldade dos participantes de se expressarem, da necessidade de cumprirem com as expectativas dos terapeutas, do receio de serem punidos, dos longos períodos de silêncio e da angústia que estes provocavam.

Referências

Scheidlinger S. História da psicoterapia de grupo. In: Kaplan HI, Sadock BJ, editores. Compêndio de psicoterapia de grupo. Porto Alegre: Artes Médicas; 1996. p. 6-13.

Fernandes WJ. O processo comunicativo vincular e a psicanálise dos vínculos. In: Fernandes WJ, Svartman B, Fernandes BS, editores. Grupos e configurações vinculares. Porto Alegre: Artmed; 2003.p. 43-55.

Weiner MF. Papel do líder na psicoterapia de grupo. In: Kaplan HI, Sadock BJ, editores. Compêndio de psicoterapia de grupo. Porto Alegre: Artes Médicas; 1996. p. 72-84.

Bechelli LP, Santos MA. Psicoterapia de grupo: noções básicas. Ribeirão Preto: Legis Summa; 2001.

Salvendy JT. Seleção e preparação dos pacientes e organização do grupo. In: Kaplan HI, Sadock BJ, editores. Compêndio de psicoterapia de grupo. Porto Alegre: Artes Médicas; 1996. p.63-72.

Zimerman DE. Fundamentos básicos das grupoterapias. Porto Alegre: Artmed; 2000.

Zimerman DE. Manual da técnica psicanalítica. Porto Alegre: Artmed; 2004.

Bion WR. Aprender com a experiência. Rio de Janeiro: Imago; 1997. (Trabalho original publicado em 1962).

Winnicott DW. Distorção do ego em termos de falso e verdadeiro self. In: O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas; 1983. p. 128-39.(Trabalho original publicado em1960).

Klein M. Sobre o desenvolvimento do funcionamento mental. In: Funcionamento Mental. Inveja e gratidão – e outros trabalhos (1946-1963). Rio de Janeiro: Imago; 1991. p.268-79. (Trabalho original publicado em 1958).

Neri C. Grupo: manual de psicanálise de grupos. Rio de Janeiro: Imago; 1999.

Bion WR. Experiências com grupos. 2ªed. Rio de Janeiro: Imago; 1975. (Trabalho original publicado em 1961).

Kutash IL, Wolf A. Psicanálise em grupos. In: Kaplan HI, Sadock BJ, editores. Compêndio de psicoterapia de grupo. Porto Alegre: Artes Médicas;1996. p. 108-17.

Yalom ID. The theory and practice of group psychotherapy. New York: Basic Books; 1995.

Klein RH. Short-term group psychotherapy. In: Kaplan HI, Sadoc kBJ, editors. Comprehensive group psychotherapy. 3th ed. Baltimore: Williams & Wilkins; 1996, p. 256-70.

Klein M. Nosso mundo adulto e suas raízes na infância. In: Inveja e gratidão – e outros trabalhos (1946-1963). Rio de Janeiro: Imago, 1991. p. 280-97.(Trabalho original publicado em 1959).

Klein M. Amor, culpa e reparação. In: Amor, culpa e reparação – e outros trabalhos (1921-1945). Rio de Janeiro: Imago; 1996. p. 346-84. (Trabalho original publicado em 1937).

Downloads

Publicado

2009-08-01

Edição

Seção

Pesquisa Original