Prontuários, para que servem?: representação dos coordenadores de equipe dos capsi a respeito do valor e da utilidade dos prontuários

Autores

  • Alberto Olavo Advincula Reis Laboratório de Saúde Mental Coletiva; grupo de pesquisa CNPq
  • Caroline Dombi-Barbosa LASAMEC
  • Moacyr Miniussi Bertolino Neto LASAMEC
  • Maria Margarida Licursi Prates LASAMEC
  • Patrícia Santos de Souza Delfini Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Saúde Materno-Infantil
  • Felipe Lessa Fonseca LASAMEC
  • Ariana Queiroz de Oliveira Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19926

Palavras-chave:

CAPSi, prontuários, criança^i1^sadolesce, saúde mental

Resumo

INTRODUÇÃO: o artigo procura compreender como os Coordenadores dos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) do Estado de São Paulo percebem o valor e a utilidade dos prontuários do usuários do serviço. Atualmente, os prontuários obedecem a claros princípios éticos. São muitas as pesquisas que se utilizam de prontuários e vários os estudos que se propõem a aperfeiçoá-los uma vez que são considerados ferramenta de primeira importância no âmbito da saúde. Cabe, entretanto, indagar se esses instrumentos são valorizados e se suas utilidades percebidas pelas equipes de saúde mental no exercício real de suas práticas. O trabalho descreve e analisa as percepções dos Coordenadores dos CAPSi-SP a respeito da utilidade dos prontuários para a equipe de saúde e para os usuários. MÉTODO: foi entrevistado um Coordenador de cada um dos 19 dos CAPSi do Estado de São Paulo. As respostas foram analisadas de acordo com os procedimentos clássicos da Análise de Conteúdo. RESULTADOS: os prontuários são percebidos como valiosos instrumentos de trabalho e sua importância destacada como instrumento de intervenção e de acompanhamento clínicos. Sua relevância é assinalada como dispositivo que possibilita a articulação e a comunicação dos membros das equipes técnicas dos CAPSi. Por outro lado, não é percebida qual a utilidade que eles teriam para o usuário. A contradição nos níveis de importância alocada à utilidade dos prontuários quando se trata da equipe técnica ou dos usuários enseja uma discussão aprofundada sobre a natureza da clínica em saúde mental praticada nos CAPSi.

Referências

Goffman E. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Ed. Perspectiva; 1974.

Goffman E. A representação do Eu na vida cotidiana. Petrópolis: Ed. Vozes; 1975.

Goffman E. Estigma. Rio de Janeiro: Ed. Zahar; 1975.

Laing D. Psiquiatria e Antipsiquitria. São Paulo: Perspectiva, 1967.

Cooper RD. The divided Self. London: Harmondsworth;1960.

Mannoni M. Le Psychiatre, son “fou” etla psychanalyse. Paris: Ed. Du Seuil; 1970.

Código de Ética Médico. Acesso em 02/03/2001. Online. Disponível naInternet: http://www.cfm.org.br/codetic.htm.

Costa CGA. Desenvolvimento e avaliação tecnológica de um sistema de prontuário eletrônico do paciente, baseado nos paradigmas da World Wide Web e da Engenharia de Software[dissertação de mestrado]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 2001.

Vasconcellos MM, Gribel EB, Moraes IHS. Registros em saúde: avaliação da qualidade do prontuário do paciente na atenção básica. Rio de Janeiro. Cadernos Saúde Pública. 2008;24 (1Supl):173-182.

Novaes HMD. Pesquisa em, sobre e para os serviços de saúde: panorama internacional e questões para a pesquisa em saúde no Brasil. Cad. Saúde Publica Rio de Janeiro. 2004;20(2 Supl): 147-157.

Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal. Prontuário médico do paciente: guia para uso prático/Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal. Brasília: Conselho Regional de Medicina, 2006.

Bardin L. Análise de Conteúdo. Lisboa:Ed.70; 1979.

Creswell JW. Research design: Qualitative and quantitative approaches.Thousand Oaks, USA; London, UK; New Delhi, India: Sage Publications; 1994.

Franco MLPB. Análise do Conteúdo. Brasília: Plano editorial; 2004.

Moreno DMFC, Reis AOA. O momento da comunicação do resultado sorológico para o HIV sob a ótica winnicottiana. Pulsional Rev de Psicanálise. 2002;156:20-5.

Downloads

Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Pesquisa Original