Formação em serviço de profissionais da saúde na área de tecnologia assistiva: o papel do terapeuta ocupacional

Autores

  • Miryam Bonadiu Pelosi Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Leila Regina d'Oliveira de Paula Nunes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19931

Palavras-chave:

terapia ocupacional, tecnologia assistiva, educação continuada

Resumo

o objetivo é planejar, implementar e avaliar os efeitos de um curso de formação de 40 horas destinado a profissionais da Saúde na área de Tecnologia Assistiva. Participaram do estudo 28 terapeutas ocupacionais e nove fonoaudiólogos e o modelo utilizado foi a pesquisa-ação. No estudo, desenvolvido no município do Rio de Janeiro, os profissionais responderam a questionários e os procedimentos incluíram apresentação de vídeos, atividades simuladas e dinâmicas de grupo relacionadas à Tecnologia Assistiva. Os resultados mostraram que o modelo de cursos pontuais, mesmo quando consideram as necessidades e interesses dos profissionais em formação, não são suficientes para modificar a ação desses profissionais em seus campos de trabalho. Os dados apontaram para a necessidade de continuidade do processo de formação e para a relevância da interlocução com pares mais experientes, para que o profissional possa mudar sua atitude frente ao uso da Tecnologia Assistiva como instrumento de trabalho.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

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