Prevalência de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor em pré-escolares

Autores

  • Jamili Anbar Torquato Universidade Cruzeiro do Sul; Departamento de Ciências da Saúde
  • Janine Batista Paes Universidade Cruzeiro do Sul; Departamento de Ciências da Saúde
  • Maria Cristiane C. Bento Universidade Cruzeiro do Sul; Departamento de Ciências da Saúde
  • Glaucy Mara P. N. Saikai Universidade Cruzeiro do Sul; Departamento de Ciências da Saúde
  • Juliana Novaes Souto Universidade Cruzeiro do Sul; Departamento de Ciências da Saúde
  • Elbimeire de Almeida M. Lima Universidade Cruzeiro do Sul; Departamento de Ciências da Saúde
  • Luiz Carlos de Abreu Faculdade de Medicina do ABC; Laboratório de Escrita Científica

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.20014

Palavras-chave:

desenvolvimento infantil, criança institucionalizada, reabilitação, crianças

Resumo

O desenvolvimento infantil é um processo de mudanças relacionado com a idade e influenciado pelo ambiente em que a criança vive. Desta maneira, o objetivo é verificar o a prevalência de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) em pré-escolares. Procedimentos: tratou-se de um estudo transversal analítico realizado em três abrigos e uma escola particular da Zona Leste de São Paulo-SP, na qual participaram 81 crianças. Aplicou-se um questionário aos responsáveis pelas crianças participantes e para avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças foi utilizado o Teste Denver II. Os resultados revelaram a prevalência de atraso no DNPM em crianças institucionalizadas (31,6%), p=0,06. A linguagem foi a área mais freqüentemente afetada nas crianças com suspeita de atraso. Em relação ao suporte familiar e condições ambientais não houve diferenças estatisticamente significantes nas crianças institucionalizadas. Verificou-se que os resultados não significativos talvez sejam conseqüência da relação de apego que as crianças institucionalizadas adquirem entre si e da convivência com um maior número de crianças. Conclusão: o presente estudo não encontrou diferenças estatisticamente significativas no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças institucionalizadas e não-institucionalizadas, porém houve maior prevalência de suspeita de atraso nas crianças institucionalizadas.

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Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais