Implantação de classe hospitalar em um hospital público universitário de São Paulo

Autores

  • Léa Chuster Albertoni Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Pediatria; Programa Classe Hospitalar
  • Barbara Niegia Garcia de Goulart Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Brasilia Maria Chiari Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Fonoaudiologia

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.20024

Palavras-chave:

criança hospitalizada, adolescente hospitalizado, evasão escolar, educação especial

Resumo

OBJETIVO: descrever a implantação de classe hospitalar em hospital público universitário na cidade de São Paulo. MÉTODO: trata-se de descrever o processo, no período compreendido entre 2007 e o primeiro trimestre de 2011, nas respectivas etapas de implantação. RESULTADOS: verificamos através de relatos dos familiares, profissionais da saúde e das escolas de origem dos alunos que a implantação da classe hospitalar colaborou na atenção às necessidades educacionais dos aluno e na inclusão destes na escola regular. Nota-se a importância da celebração dos convênios com as Secretarias da Educação do Estado e do Município e de novas medidas humanizadoras pós-implantação da classe hospitalar. CONCLUSÃO: a hospitalização pode significar uma experiência difícil para o paciente e sua família, porém a implantação da classe hospitalar principalmente em hospitais públicos representa um recurso potencial no desenvolvimento biopsicossocial da criança e do adolescente, colaborando na diminuição dos índices de fracasso e evasão escolar e na inclusão escolar dos alunos após a alta hospitalar.

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Publicado

2011-08-03

Edição

Seção

Relato de Experiencia