Dificuldades motoras e de aprendizagem em crianças com baixo desempenho escolar

Autores

  • Juliana da Silva University of Santa Catarina; Health and Sport Center; Laboratory of Learning and Development Disorders
  • Thaís Silva Beltrame University of Santa Catarina; Health and Sport Center; Laboratory of Learning and Development Disorders
  • Annelise do Vale Pereira de Oliveira University of Santa Catarina; Health and Sport Center; Laboratory of Learning and Development Disorders
  • Fabiana Flores Sperandio University of Santa Catarina; Health and Sport Center; Laboratory of Learning and Development Disorders

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.20048

Palavras-chave:

desenvolvimento moto, habilidades motoras, dificuldades de aprendizagem, baixo desempenho escolar

Resumo

O objetivo é verificar as dificuldades motoras e da aprendizagem em escolares com baixo desempenho escolar. Participaram da pesquisa 19 escolares, sendo oito meninos e onze meninas, com média de idade de 10,3 (± 1,20) anos de uma escola estadual, do município de São José/SC-BR. A seleção dos participantes ocorreu por meio da indicação dos professores, de alunos que apresentavam histórico de baixo desempenho escolar durante o semestre. Foram utilizados dois instrumentos de medida: a Movement Assessment Batery for Children e o Teste de Desempenho Escolar. Aproximadamente 20% das crianças apresentaram indicativo de dificuldades motoras e apenas uma criança não apresentou dificuldades de aprendizagem. Um número significante de crianças teve o indicativo de dificuldades de aprendizagem e problemas na coordenação motora. Sugere-se a realização de pesquisas que venham a explorar tanto a identificação de dificuldades desenvolvimentais, quanto programas de estimulação visando favorecer o bem estar, a qualidade de vida e a saúde de crianças com dificuldades de aprendizagem e motoras.

Referências

Rebelo JAS. Dificuldades da leitura e da escrita em alunos do ensino básico. Porto: Edições Asa; 1993.

Fonseca V. Manual de observação psicomotora: Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artmed; 1995.

Suehiro ACV. Dificuldades de aprendizagem da escrita de um grupo de crianças do ensino fundamental. Psic Rev. Psicol. Vetor Ed. 2006;7(1): 59-68.

Gallahue DL, Ozmun JC. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3ª ed. São Paulo: Editora Phorte; 2005.

Dantas LT, Manoel EM. Crianças com dificuldades motoras: questões para a conceituação do transtorno do desenvolvimento da coordenação. Movimento. 2009;15(3): 293-313.

Associação Americana de Psiquiatria (APA) Manual diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.4ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995.

Ramus F, Pidgeon E, Frith U. The Relationship Between Motor Control and Phonology in Dyslexic Children. J. Child. Psychol. Psyc. 2003; 44: 712-22.

Visser, J. Developmental Coordination Disorder: a Review of Research on Subtypes and Comorbidities. Hum. Mov. Sci. 2003. 22(4-5): 479-93.

O’Hare A., Khalid, S. The Association of Abnormal Cerebellar Function in Children with Developmental Coordination Disorder and Reading Difficulties. Dyslexia. 2002;8(4): 234-48.

Kaplan BJ, Wilson NB, Dewey D, Crawford SG. DCD may not be a discrete disorder .Hum. Mov. Sci. 1998; 17(4): 471-90.

Smits-Engelsman BCM, Niemeijer AS, Galen GP. Fine Motor Deficiencies in Children Diagnosed as DCD Based on Poor Graphomotor Ability. Hum. Mov. Sci.2001; 20(1-2): 161-82.

Bastos AA. Discalculia: Transtorno Específico da Habilidade em matemática. In: Rotta NT, Ohlweiler L, Riesgo RS. (organizadores). Transtornos da Aprendizagem: Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 196-205.

Polatajko HJ, Cantin N. Developmental Coordination Disorder (Dyspraxia): An Overview of the State of the Art. Semin. Pediatr. Neurol. 2005; 12(4): 250-58.

Kadesjo B, Gillberg C. Developmental Coordination Disorder in Swedish 7-Year-Old Children. J. Am. Acad. Child Adolesc.Psychiatr.1999; 38(7): 820-28.

Cia F, Barhan EJ. Estabelecendo Relação entre Autoconceito e Desempenho Acadêmico de Crianças Escolares. Psico. 2008;39(1): 21-7.

Bandeira M, Rocha SS, Pires LC, Del Prete ZAP, Del Prete A. Competência Acadêmica de Crianças do Ensino Fundamental: Características Sociodemográficas e Relação com Habilidades Sociais. Interação. Psicol. 2006; 10(1): 53-62.

Salles JF, Parente MAMP. Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita. Psicol. Teor. Pesqui. 2006; 22(2): 153-62.

Correia LM. Problematização das dificuldades de aprendizagem, nas necessidades educativas especiais. Anál. Psicol. 2004;2(22): 369-76.

Dell’Aglio DD, Hutz CS. Depressão e Desempenho Escolar em Crianças e Adolescentes Institucionalizados. Psicol. Reflex. Crit. 2004; 17(13): 341-50.

Schirmer CR, Fontoura DR, Nunes ML. Distúrbio da Aquisição da Linguagem e da Aprendizagem. J. Pediatr. 2004; 80(2): 85-103.

Stein LM. Teste de Desempenho Escolar –TDE. São Paulo: Casa do Psicólogo; 1994.

Henderson SE, Sugden DA. Movement Assessment Battery for Children – MABC. London: Psicological Corporation; 1992.

Dias TL, Enumo SRF, Azevedo Junior RR. Influences of a Program of Creativity in the Cognitive and Academic Performance of Students with Learning Disabilities. Psicol. Estud. 2004; 9(3): 429-37.

Dias TL, Enumo SRF, Turini FA. Avaliação do desempenho academic de alunos do ensino fundamental em Vitória, Espírito Santo. Estud. Psicol. 2006; 23(4): 381-90.

Capellini SA, Tonelotto, JMF, Ciasca SM. Medidas de desempenho escolar: Avaliação formal e opinião dos professores. Estud. Psicol. 2004; 21(2): 79-90.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema nacional de avaliação da Educação Básica. [acesso em 20 de janeiro de 2011]. Disponível em: http://provabrasil.inep.gov.br/index.php?option=com_wrapper&Itemid=148.

Silva J, Beltrame TS. Desempenho motor e dificuldades de aprendizagem em escolares com idades entre 7 e 10 anos. Motricidade. 2011; 7(2): 53-64.

Enumo SRF, Ferrão EF, Ribeiro MPL. Crianças com dificuldades de aprendizagem e a escola. Estud. Psicol. 2006; 23(2): 139-49.

Carvalho MP. Quem são os meninos que fracassam na escola? Cad Pesqui. 2004;34(121): 11-40.

Medeiros PC, Loureiro, SR, Linhares MBM, Maturano, EM. O senso de auto-eficácia e o comportamento orientado para a aprendizagem em crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem. Estud. Psicol. 2003; 8(1): 93-105.

Almeida RM. As dificuldades de aprendizagem: repensando o olhar e a prática no cotidiano da sala de aula. [Dissertação de Mestrado]. Florianópolis (SC): UFSC;2002.

Bartholomeu D, Sisto FF, Rueda FJM. Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças. Psicol. Estud. 2006;11(1): 139-46.

Cairney J, John AH, Faught BE, Wade TJ, Wade J, Flouris A. Developmental Coordination Disorder, Generalized Self-efficacy Toward Physical Activity, and Participation in Organized and Free Play Activities. Pediatrics. 2005; 147: 515-20.

Dewey D, Wilson BN. Developmental Coordination Disorder: What is it? Phys. Occup. Ther. Pediatr. 2001; 20 (2-3): 5-27.

Wilson PH, Mackenzie BE. Information Processing Deficits Assossiated with Developmental Coordination Disorder: a Meta-analise of Research Findings. J. Child. Psychol. Psyc. 1998; 39(6): 829-40.

França C. Desordem Coordenativa Desenvolvimental em Crianças de 7 e 8 Anos de Idade [Dissertação de Mestrado].Florianópolis (SC): UDESC; 2008.

Rosa Neto F, Almeida GMF, Caon G, Ribeiro J, Caram JA, Piucco CE. Desenvolvimento Motor de Crianças com Indicadores de Dificuldades na Aprendizagem Escolar. R. Bras. Ci. e Mov. 2007; 16(1): 45-51.

Kourtessis T, Thomaidou E, Liveri-KantereA, Michalopoulou M, Kourtessis A, Kioumourtzoglou E. Prevalence of Developmental Coordination Disorder among greek children with learning disabilities. Epj. 2008;1(2): 10-17.

Moreira NR, Fonseca V, Diniz A. Proficiência motora em crianças normais e com dificuldade de aprendizagem: estudo comparativo e correlacional com base no teste de proficiência motora de bruininks-oseretsky. Rev. Educ. Fis. 2000; 11(1): 11-26.

Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Pesquisa Original