A criança de 0 - 6 anos no Brasil e seu atendimento educacional - Questões a considerar

Autores

  • Vital Didonet

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.37677

Resumo

As condições pessoais de desenvolvimento e aprendizagem de milhões de crianças brasileiras são afetadas pelos problemas decorrentes da pobreza e das disparidades sócio-econômicas, além da discriminação gerada por razões ideológicas. A recessão produz impactos mais fortes sobre as crianças das famílias dos extratos inferiores de renda, que se vêem impossibilitadas de atender às necessidades básicas de seus filhos pequenas. A demanda por creches e pré-escolas exerce influencia decisiva no aumento da oferta pelo setor público, principalmente municipal. A tendência de crescimento de 10% das matriculas por ano deve continuar. Mas as políticas sociais, além de ocuparem um lugar secundário no conjunto das políticas governamentais, não têm conseguido ultrapassar - apesar do Estatuto da Criança e do Adolescente - a fase assistencialista e compensatória. A manutenção das conquistas da sociedade em favor da criança é um trabalho que não pode parar.

Biografia do Autor

  • Vital Didonet
    Assessor Parlamentar. Assessoria legislativa, anexo III Gab. 60. Câmara dos Deputados – Brasília/DF - Brasil

Referências

Betelheim B. Uma vida para seu filho. Editora Campos, Rio de Janeiro, 1980.

Dolto F. La cause des enfants. Editions Robert Raffont Paris, 1985.

UNICEF. Impacto da recessão sobre as crianças,1987.

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Publicado

1993-06-19

Edição

Seção

BLOCO 2: O ATENDIMENTO DA CRIANÇA DE 0-6 ANOS NO BRASIL