Desenvolvimento e aprendizagem da criança

Autores

  • Jairo Werner
  • Katia Alves do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.37682

Resumo

Os autores abordam diferentes com ilibes metateóricas e teorias sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança  fazem uma reflexão sobre as suas repercussões na prática pedagógica. Demarcam, ainda, 0 modelo e a teoria que parecem mais adequados ao estabelecimento de uma proposta pedagógica promotora do processo de desenvolvimento e aprendizagem. Enfatizam, também, que as propostas voltadas para a criança pré-escolar no Brasil, têm sido assistemáticas, desiguais e insuficientes para demarcar o caráter educativo Ditado pela Constituição, contribuindo para um crescente processo de reprodução da seletividade social. Faz-se necessário, portanto, que os debates entre o Estado e a sociedade civil continuem cada vez mais prcsentes.

Biografia do Autor

  • Jairo Werner
    Pesquisador do Instituto de Pesquisas Heloisa Marinho.
  • Katia Alves do Espírito Santo
    Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Heloisa Marinho.

Referências

Aries P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara, 1981.

Campos MM. Aspectos sócio-educativos e sugestões para uma política nacional de educação da criança de (0 a 6 anos no Brasil. São Paulo, Fundação Carlos Chagas, 1989.

Espirito Santo KA, Oswald MAL, WernerJ. Reflexões sobre cinco programas estaduais voltados para a criança de 0 a6 anos. Brasília, Fundação Esquel, 1990.

Foucault M. As palavras e as coisas. Uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo, Martins Fontes, 1966.

Freita GB. Piaget e a filosofia. São Paulo, UNESP, 1991.

Kramer S. A política do pré-escolar no Brasil: A arte do disfarce. Rio de Janeiro, Dois Pontos, 1907.

Kramer S, Souza SJC. Educação ou Tutela? A criança de 0 a 6 anos. São Paulo, Edições Loyola, 1988.

Kuhn TS. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo, Perspectiva, 1978.

Piaget J. Biologia e conhecimento. Petrolina, Vozes. 1973.

Reese HW, Overton WF. Models of development and theories of development. In Goulet LR, Baltes PB. (eds). Liféspan developmental psychology, Academic Press, New York, 1970,115-145.

Schaff A. História e Verdade. São Paulo, Martins Fontes, 1987.

Soares M. Linguagem e escola: Uma perspectiva social. São Paulo, Editora Atica, 1988.

Vygotsky LS. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1988.

Vygotsky LS. Pensamento e linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1987.

Vygotsky LS. Historia del desarrolo delas funciones psiquicas superiores. Habana, Editorial Cienfffico Tecnica, 1987.

Werner J, Espírito Santo KA, Borba A. Desenvolvimento e aprendizagem. Rio de Janeiro, SMS, 1992.

Wertsch JV. (org.). Culture, communication and cognition: Vygotskian perspectives. New York, Cambridge University Press, 1987.

Downloads

Publicado

1993-06-19

Edição

Seção

BLOCO 3: A CRIANÇA E SEU DESENVOLVIMENTO