A brincadeira de construir casinha

Autores

  • Elaine Pedreira Rabinovich

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.38597

Palavras-chave:

brincadeira de construir casinha, desenvolvimento infantil, relação pessoa/ambiente construído.

Resumo

Este estudo articula a integração entre a atividade lúdica de construir casinha com o desenvolvimento cognitivo-emocional da criança, visto dentro de uma matriz eco-sócio-histórica intergeracional. Nesta articulação, tanto o aspecto genético da capacidade simbólica humana quanto o aspecto genealógico da história do indivíduo são levados em consideração. É relatado um estudo de caso de construção de “cabanas” em uma escola australiana, a partir da literatura, ilustrando o potencial benefício desta atividade do ponto de vista do desenvolvimento infantil, ressaltando as contradições que este mesmo desenvolvimento pode trazer devido às alterações sócio-ambientais.

Biografia do Autor

  • Elaine Pedreira Rabinovich
    Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia Experimental/USP, Doutorado em Psicologia Social/USP, pesquisador do C. D.H. e visitante no instituto de Psicologia/USP em pós-doutorado. Bolsista FAPESP.

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Publicado

1999-02-19

Edição

Seção

Original/Atualização