O processo de socialização na educação infantil: a construção do silencio e da submissão

Autores

  • Eliane dos Santos Cavalleiro

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39447

Palavras-chave:

Socialização, Racismo, Preconceito, Discriminação, Identidade étnica.

Resumo

Este trabalho procura compreender a socialização, no que tango às relações étnicas estabelecidas no espaço da pré-escola e no espaço familiar. A fim de desenvolver a análise desejada, foi realizada uma pesquisa de campo de maneira a, através da observação sistemática do cotidiano escolar, aprender como são estabelecidas as relações interpessoais entre professores e alunos. Além disso, foram realizadas entrevistas com o corpo docente, com as crianças e seus familiares, buscando compreender como percebem, entendem e elaboram a formação multiétnica da sociedade brasileira. Verificou-se a predominância do silêncio nas situações que envolvem racismo, preconceito e discriminação étnicos , o que permite supor quc a criança negra, desde a educação infantil, está sendo socializada para a submissão.

Biografia do Autor

  • Eliane dos Santos Cavalleiro
    Pedagoga, Mestre e Doutoranda em Educação pela FE/USP.

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Publicado

1999-10-04

Edição

Seção

Original/Atualização