Uma mulher de família

Autores

  • Kimy Otsuka Stasevskas
  • Néta Schor

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39636

Palavras-chave:

familia, papel da mulher, mãe.

Resumo

Conceitos criados sobre a familia muito vêm influenciado e sendo influenciados pelo movimento de construção da identidade feminina. É fácil imaginar uma mulher se pensamdo, pensamdo sua condição feminma, relacionando isso à idéia de familia; da mesma forma pensar uma farnilia considerando a presença feminina. Percorrer os entrelaçamentos dessas instâncias, mulher e familia, de um ponto de vista histórico e social, contando com os depoimen^tos dos sujeitos da pesquisa, abre oportunidades de estendermos as reflexões aqui revendas, a outras mulheres, que vivem circunstâncias semelh^imtes ao grupo pesquisado. Esse artigo é parte de uma dissertação de mestrado que propõe urna reflexão sobre o ser mãe. Apresenta algas elementos que constituem essa condição, as articulações que fazem entre si, considerando influências histónco-sociais e o papel da mulher atual.

Biografia do Autor

  • Kimy Otsuka Stasevskas
    Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Saúde Públicn, Faculdnde de Saúde Pública USP.
  • Néta Schor
    Profa. Associada do Depnrtamento de Saúde Materno Infantil da Faculdade de Saúde Pública USP

Referências

Ariés P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar; 1978.

Brioshi LR, Trigo MHB. Família: representação e cotidiano – reflexão sobre um trabalho de campo. São Paulo: CERU/CODAC/USP, 1989.

Carvalho L. Famílias chefiadas por mulheres: relevância para uma política social dirigida. Revista de Serviço Social, 19 (57):74-98, 1998.

Lins PN. A cama na varanda: arejando nossas ideias a respeito de amor e sexo. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

Vaitsman J. Flexíveis e plurais: identidade, casamento e família em circunstâncias pós-modernas. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

Downloads

Publicado

2000-12-19

Edição

Seção

Original/Atualização