Estudo territorializado da desnutrição infantil e do acesso ao Programa de Suplementação Alimentar no Distrito de Itaquera, São Paulo, SP

Autores

  • Ney Rodriguez Junior
  • Katia C. Bassicheto
  • Rita C. Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39669

Palavras-chave:

screening, circunferência do braço, fita de Cimfer, desnutrição infantil, suplementação alimentar.

Resumo

Realizou-se screening para desnutrição infantil utilizando-se medição do perimetro braquial de crianças de Da 60 meses de idade nos postos de vacinação, durante realização da CAMPÒLIO/ Junho de 1991, no Distrito de Saúde de Itaquera, São Paulo. Crianças detectadas tiveram seus nomes, idades e endereços anotados, plotados em mapa da região dividido por área de abrangência das UBSs e por “micro-áreas” de risco, delineadas em trabalho efetuado pelas equipes técnicas de Itaquera através de levantamento súcio- económico. Os dados foram comparados com planilhas de distribuição de leite em pó das UBSs da região. Observou-se que as crianças triadas se distribuíam pelo território concentrando-se em micro-áreas de maior risco sócio-econômico. Constatou-se que 25,81% destas crianças receberam leite no período. Concluise que o método é de fácil operacionalização e bastante útil na proposta de se estender o Programa de Suplementação Alimentar para a população que permanece alijada do acesso as UBSs.

Biografia do Autor

  • Ney Rodriguez Junior
    Médico Sanitarista, Mestre em Saúde PMSP-SMS.
  • Katia C. Bassicheto
    Nutricionista PMSP-SMS.
  • Rita C. Carvalho
    Enfermeira, Mestre em Saúde Pública PMSP-SMS.

Referências

Beaton GH, Gassemi H. Supplementary feeding program for young children in developing countries. Am. J. Clin. Nutr., 35(Suppl.): 863-915, 1982.

Campino ACC, Farina EMM. Aspectos socioeconômicos da desnutrição no Brasil. Rev. Saúde Pública. 1986;20: 83-101.

L’Abbate S. Fome e desnutrição: os descaminhos da política social. São Paulo: 1982. [Dissertação de Mestrado - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP].

Lerner BR. Validação da “Fita de Shakir” na avaliação do estado nutricional de pré-escolares. São Paulo, 1985. [Dissertação de Mestrado- Faculdade de Saúde Pública da USP] .

Monteiro CA. Epidemiologia da desnutrição proteico-calórica em núcleos rurais do Vale do Ribeira. São Paulo, 1977. [Dissertação de Mestrado - Faculdade de Saúde Pública da USP].

Monteiro CA. Critérios antropométricos no diagnóstico da desnutrição em programas de suplementação em programas de assistência à criança. Rev. Saúde Pública. 1984;18:209-17.

Monteiro CA. Recentes mudanças propostas na avaliação antropométrica do estado nutricional infantil: uma avaliação crítica Rev. Saúde Pública. 1984;20:446-53.

Monteiro CA. Saúde e nutrição das crianças de São Paulo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

Monteiro CA, Benicio MHD, Gandra YR. Uso da medição do perímetro braquial na detecção do estado nutricional do pré-escolar. Rev. Saúde Pública. 1981;15(supl):48-63.

Rodriguez JRN. Distribuição de leite em pópela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo uma contribuição para a restruturação desta atividade. São Paulo, 1991. [Dissertação de Mestrado - Faculdade de Saúde Pública da USP].

Santos H. A recuperação nutricional como atividade do programa de assistência integral à saúde da criança: avaliação de aspectos operacionais e de impacto nutricional em uma unidade de saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. São Paulo, 1990. [Dissertação de Mestrado - Faculdade de Saúde Pública da USP].

Santos Filho E. Avaliação operacional das atividades de recuperação nutricional em duas unidades básicas de saúde do Município de Santos - SP. São Paulo, 1991. [Dissertação de Mestrado Faculdade de Saúde Pública da USP].

Unglet CVS. Territorialização em saúde: a conquista do espaço local enquanto prática do planejamento ascendente. São Paulo,1995.[Tese de Livre- Docência - Faculdade de Saúde Pública da USP].

Victora CG, Barros FC, Vaughan JP. Epidemiologia da desigualdade: um estudo longitudinal de 6000 crianças brasileiras. São Paulo: Hucitec, 1989.

Downloads

Publicado

2001-06-19

Edição

Seção

Pesquisa Original