Comportamento de bebês na rotina diária da creche

Autores

  • Ligia E. Melchior
  • Zelia M. M. Biasoli-Alves

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39693

Palavras-chave:

comportamento de bebes, creche.

Resumo

Esse trabalho teve por objetivo verificar como e o comportamento de bebes na rotina diaria de uma creche no interior paulista. Os dados foram obtidos atraves de entrevista semiestruturada com 21 educadoras de creche, individualmente entrevistadas, sobre cada bebe de 4 a 24 meses sob seus cuidados (n=90) e do diario de campo, utilizado como estrategia de coleta de dados complementar. Os dados obtidos foram analisados de fo^lma quantitativa, quantitativainterpretativa e qualitativa. Os resultados desse estudo indicam que essa amostra de bebes esta adaptada ao ambiente coletivo: apreciam o banho de sol; alimentam-se bem e passam a esperar pela papa salgada com mais tranquilidade, brincando e se locomovendo no ber~ario; o sono e calmo e con’siderado numa quantidade normal; demonstram aceita~ao na troca de fraldas e no banho; com o aumento da idade, apresentam maior participa^S~ao nas atividades interativas com outros bebes. No entanto, alguns aspectos sao destacados e reconhece-se a necessidade de novas pesquisas para elucida-los.

Biografia do Autor

  • Ligia E. Melchior
    Departamento de Psicologia - Universidade Estadual Paulista/UNESP
  • Zelia M. M. Biasoli-Alves
    Departamento de Psicologia e Educação - Universidade de São Paulo - USP

Referências

Caldwell B. Creche, bebê, família e educação. In: Gomes JP. Bebê XXI. Criança e família na viragem do século. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995. p. 465-48.

Guimarães L. Banho: Que delícia! In: Rossetti Ferreira MC, Mello AM, Vitória T, Gosuen A, Chacuri AC. Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez, 1998. p. 15.

Mello AM, Vitoria T. Bolhinhas de sabão... o banho das crianças na creche. In: Rossetti Ferreira MC, Mello AM, Vitória T, Gosuen A, Chacuri AC. Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez, 1998. p.116- 119.

Sigolo SRRL, Biasoli-Alves ZMM. Análise de dados de interação mãe criança: Construção de sistemas de categorias. In: Romanelli G, Biasoli-Alves ZMM. Diálogos metodológicos sobre prática de pesquisa. Ribeirão Preto: Legis Summa, 1998.p. 87-118.

Downloads

Publicado

2002-12-19

Edição

Seção

Pesquisa Original