A utilização de histórias no manejo terapêutico de pacientes hospitalizados

Autores

  • Andréa Satrapa

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39695

Palavras-chave:

histórias, manejo terapêutico, pacientes hospitalizados, psicossomático.

Resumo

Este artigo proporciona elementos para uma reflexão sobre a utilização de histórias no acompanhamento clínico de pacientes somatizantes em internação hospitalar, visando tomar esse recurso instrumental. Para isso, serão utilizadas considerações teóricas articuladas à vinheta clínica. A intennação, geralmente breve, é um período de cnse, no qual as angústias persecutórias tendem a estar exacerbadas; decorre de uma situação de desequilíbrio psicossomático e é um período extremamente favorável ao aparecimento de comportamentos regressivos. As histórias têm como característica serem um fenómeno transicional; são estruturadas num registro mais próximo à fantasia, em grande sintonia com processos inconscientes; emergem de um contexto relacional como resultado de manifestações transferenciais e contratransferenciais; carregam um potencial metafor~zante que permite a nomeação do indizível; enfim, por suas características transicional e lúdica e por seu potencial metaforizante, tal recurso se mostra um instrumento privilegiado para lidar com os aspectos mais primitivos implicados nas situações de regressão e de desequilíbrio psicossomático apresentadas pelos pacientes em questão.

Biografia do Autor

  • Andréa Satrapa
    Membro do CDH.

Referências

Bettelheim B. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

Galland A. (versão de). As mil e uma noites. Rio de Janeiro: Livraria Paisagem Rio, s/d.

Gurfinkel D. Psicanálise, regressão epsicossomática: nas bordas do sonhar. Revista Percurso. São Paulo: 1996;16:69-80.

Hisada S. A utilização de histórias no processo psicoterápico: uma proposta Winnicottiana. Rio de Janeiro: Revinter, 1998.

La Planche J, Ponta lis JB. Vocabulário da psicanalise. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

Marty R. Clínica e teoria. In: Marty R. A psicossomática do adulto. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. p. 12-46.

Rosenfeld HK. Palavra pescando não palavra: a metáfora na interpretação psicanalítica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.

Safra G. Um método de consulta terapêutica através de estórias infantis. São Paulo, 1984. [Dissertação de Mestrado - Psicologia Clínica do instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo].

Winnicott DW. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Winnicott DW. Retreimento e regressão. In: Winnicott DW. Textos selecionados: da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993. p. 427-433.

Downloads

Publicado

2002-12-19

Edição

Seção

Relato de Experiencia