Relações creche-família segundo educadoras de creches

Autores

  • Maria L. Ó. R. Veríssimo
  • Magda A. Rezende
  • Rosa M. G. S. Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39766

Palavras-chave:

educação infantil, creches, cuidado da criança.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos parte dos resultados de uma investigação cujo objetivo foi apreender e analisar as representações de educadoras de creches acerca do cuidado da criança, segundo o referencial da Teoria das Representações Sociais. Os dados foram coletados em três creches de uma universidade pública, no município de São Paulo, SP, durante uma oficina pedagógica. A análise dos conteúdos referentes à interação creche-família caracterizaram-na como uma relação
difícil e delicada, pois as educadoras tinham expectativas idealizadas a respeito das mães e das famílias, bem como dificuldades para lidar com as manifestações de seus sentimentos, principalmente no que diz respeito a como conversar sobre tais assuntos. Esses fatores constituem- se em barreiras à interação, que precisam ser identificadas e trabalhadas para uma possível superação e construção de parcerias efetivas para o cuidado/educação infantil. Diante desses resultados, propomos que sejam incluídos, na formação das educadoras, conteúdos sobre habilidades e técnicas de comunicação terapêutica.

Biografia do Autor

  • Maria L. Ó. R. Veríssimo
    Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
  • Magda A. Rezende
    Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
  • Rosa M. G. S. Fonseca
    Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Referências

Bonomi A. O relacionamento entre educadores e pais. In: Bondioli A, Mantovani S. Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos - uma abordagem reflexiva. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1998. p.161-172.

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, 1998.

Chiesa AM. O uso de estratégias participativas para o conhecimento das representações sociais de mulheres da região de Pirituba / Perus com resultado classe III de Papanicolau. São Paulo,1993. [Dissertação de Mestrado - Faculdade de Saúde Pública da USP].

Chiesa AM, Veríssimo MLÓR. A educação em saúde na prática do PSF. In: Ministério da Saúde. Instituto para o Desenvolvimento da Saúde – IDS. Programa de Saúde da Família. Manual de Enfermagem. Brasília: MS / IDS /USP / Fundação Telefônica; 2001. p.34-42.

Cipollone L. A atualização permanente nas creches. In: Bondioli A, Mantovani S. Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos -uma abordagem reflexiva. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1998. p.121-139.

Emiliani F, Molinari L. Os comportamentos parentais em relação à criança e à instituição. In: Bondioli A, Mantovani S. Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos - uma abordagem reflexiva. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas,1998. p.88-95.

Fonseca RMGS. Mulheres e enfermagem: uma construção generificada do saber. São Paulo,1996. [Tese de Livre-Docência - Escola de Enfermagem da USP].

Ghedini PO. Entre a experiência e os novos projetos: a situação da creche na Itália. In: Rosemberg F, Campos MM. (Orgs.). Creches e pré escolas o hemisfério norte. São Paulo: Ed.Cortez / Fundação Carlos Chagas, 1994. p.189-210.

Haddad L. A relação creche-família: relato de uma experiência. Cadernos de Pesquisa,(60):70-78, 1987.

INEP. A educação infantil no Brasil: 1994-2001. Disponível em: http://www.inep.gov.br/censo/outroslevantamentos/infantil/educação_infantil_brasil.htm.11 de abril de 2002

Mantovani S,Terzi N. A inserção. In: Bondioli A, Mantovani S. Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos - uma abordagem reflexiva. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1998. p.173-184.

Mello AM. Um diálogo com os diretores de creches e pré-escolas. In: Rossetti-Ferreiram A, Mello AM, Vitória T, Gosuen A, Chaguri AC. (Orgs.). Os fazeres na Educação Infantil. São Paulo: Ed. Cortez, 1998.

Mello AM. História da Carochinha: uma experiência para educação de crianças abaixo de 3 anos em creche. Ribeirão Preto, 1999. [Dissertação de Mestrado - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP].

Piotto DC, Rossetti-Ferreira MC, Chaguri AC, Mello AM, Silva AP, Eltink C, et al. Promoção da qualidade e avaliação na educação infantil: contribuições da experiência comum instrumento australiano para a discussão brasileira. Ribeirão Preto (SP); s/d./Mimeografado.

Rezende MA, Sigaud CHS, Veríssimo MLÓR, Chiesa AM, Bertolozzi MR. O processo de comunicação na promoção do aleitamento materno. Rev. Latino-Am. Enferm. 2002;10(2):234-238.

UNICEF. Situação da infância brasileira 2001. Desenvolvimento infantil - os primeiros seis anos de vida. Brasília, Fundo das Nações Unidas para a Infância, 2001.

Veríssimo MLÓR, Fonseca RMGS. O cuidado da criança segundo trabalhadoras de creches. Rev. Latino-Am. Enferm. 2003;11(1):28-35.

Vitória T. Representações de educadoras sobreas mães e famílias das crianças da creche. Ribeirão Preto, 1997. [Dissertação de Mestrado -Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP].

Wilheim AM. (Coord.). Questão social, políticas sociais no Brasil, avaliação e propostas paraos anos 90: creche e educação básica. São Paulo: Fundap; 1991.

Downloads

Publicado

2003-06-19

Edição

Seção

Pesquisa Original