Imagens da adolescência feminina na revista capricho

Autores

  • Wanessa Gonçalves dos Santos Couto
  • Paulo Rogério Meira Menandro

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39769

Palavras-chave:

adolescência, adolescência feminina, meios de comunicação de massa, valores, identidade.

Resumo

Adolescentes são alvos privilegiados por produtos da indústria cultural. Muitas das informações importantes para a sua formação estão disponíveis nos meios de comunicação de massa. Em muitos países, são publicadas revistas de informação e lazer específicas para o consumo da adolescente feminina. O presente trabalho identificou, organizou e analisou interesses,
comportamentos e valores retratados em determinadas seções temáticas da revista Capricho de forma a construir um panorama das imagens com que a adolescência feminina é ali representada e idealizada. Foram analisadas 123 matérias jornalísticas sobre diversos aspectos das relações da adolescente com a sociedade, tendo sido feita uma comparação entre aqueles publicados no período 1993/1995 com os publicados no período 1999/2001. A análise dos dados revelou um “modelo ideal” de adolescente que envolve relações sociais e familiares saudáveis e bem adaptadas. Trata-se da adolescente que consegue conjugar: a) autonomia e liberdade com o respeito aos limites; b) valores e convicções com diálogo; c) autovalorização com respeito às diferenças; d) prazeres e lazeres de várias modalidades com responsabilidade e prevenção da vulgaridade, da violência e das doenças; e) o viver plenamente as demandas de sua idade sem deixar de fazer planos e preparar-se para a vida adulta.

Biografia do Autor

  • Wanessa Gonçalves dos Santos Couto
    Programa de Pós-Graduação em Psicologia Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado

2003-06-19

Edição

Seção

Pesquisa Original