Pertencimento e identidade em adolescentes em situação de risco de Brasília

Autores

  • Deise Matos do Ampuro
  • Paola Biasoli Alces
  • Carmen J. Cárdenas

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.39787

Palavras-chave:

adolescência em situação de risco, identidade, pertencimento.

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre pertencimento e identidade de adolescentes em situação de risco da cidade de Brasília. Esta pesquisa, que está em desenvolvimento, objetiva tanto explorar a visão dos adolescentes sobre pertencimento quanto discutir as relações entre pertencimento e identidade no contexto de instituições de atenção ao adolescente em termos de suas fronteiras éticas e conceitos pedagógicos. Para isso, 21 instituições foram investigadas bem como 48 de seus adolescentes. O método inclui um questionário investigando as características básicas de cada instituição e entrevista semiestruturada com adolescentes. Os resultados sugeren^1 que o senso de identidade e pertencimento são vistos como importantes aspectos na vida dos adolescentes em situação de risco e que as organizações sociais que trabalham com essa população devem levar isso em consideração quando desenvolvem os seus projetos.

Referências

Abric JC. Representações sociais e fenômenos de exclusão. In: IV Encontro Nacional – I Encontro Internacional Violência, Exclusão Social e Desenvolvimento Humano. (Conferência não publicada). Jun. 2003. Brasília: Universidade de Brasília.

Alves PB. Infância, tempo e atividades cotidianas de crianças em situação de rua: as contribuições da Teoria dos Sistemas Ecológicos [tese]. Porto Alegre (RS): Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

Aptekar L. Street children in the developing world: a review of their condition. Cross Cultural Research 1994;(28): 195-224.

Bandeira DR, Koller SH, Kutz CS, Forster L. Desenvolvimento psicossocial e profissionalização: uma experiência com adolescentes de risco. Psicologia Reflexão e Crítica 1996;9(1):185-207.

Blos P. Adolescência: uma interpretação psicanalítica. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

Bronfenbrenner U. The ecology of cognitive development: research models and fugitive findings. In: Wozniak R, Fischer D, editors. Development in context, acting and thinking in specific environments. Hillsdale (NJ): Erlbaum, 1993. p.3-44.

Bronfenbrenner U. Developmental ecology through space and time: a future perspective. In: Moen PM, Elder GH, Lüscherk, editors. Examining, lives in context. Washington (DC): American Psychological Association, 1995.

Bronfenbrenner U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Brown B, Mounts N, Lamborn S, Steinberg L. Parenting practices and peer group affiliation in adolescence. Child Development 1993, 64: 467-82.

Bukowski WM. The company they keep: friendship in childhood and adolescence. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

Cardenas JC. Adolescendo: um estudo sobre a constituição da identidade do adolescente no âmbito da escola [tese]. Brasília (DE): Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília,2000.

Coleman JS. Relationships in adolescence. Boston: Routledge, Kegan Paul, 1974.

Conolly M, Ennew J. Children out of place[introduction]. Childhood 1996, 3: 131-45.

Duveen G Crianças enquanto atores sociais: as representações sociais do desenvolvimento. In: Guareschi, PA, Jovchelovitch S, organizadores. Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1995.

Erikson EH. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

Garmezy N, Masten A. Chronic adversities. In: Rutter M, Taylor E, Herson L, editores. Childand adolescent psychiatry. Oxford: Blackwell Scientific Publication, 1994. p. 191-207.

Hawkins P. Children at risk: my fight against child abuse. A personal story and public plea. Bethesda: Adler, Adler, 1986.Hecht T. At home in the street: street children of northeast of Brazil. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

Koller SH, Hutz CS. Meninos e meninas em situação de rua: dinâmica diversidade e definição. Coletânea da ANPEPP 1996, í(l2): 5-12.

Levisky D. Adolescência: reflexões psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

Levisky D, organizador. Adolescência e violência: ações comunitárias na prevenção. Conhecendo, articulando, integrando e multiplicando. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

Lucchini R. Enfant de la rue: identite, sociabilité, drogue. Genève: Librairie Droz, 1993.

Martins RA. Censo de crianças e adolescentes em situação de rua em São José do Rio Preto. Psicologia Reflexão e Crítica 1996;9(1):101-22.

Muuss RE. Theories of adolescence. 5th ed. NewYork: Random House, 1988.

Oliveira EA. Modelos de risco na psicologia do desenvolvimento. Psicologia: Teoria e Pesquisa 1998;14: 19-26.

Raffaelli M, Koller SH. Street children’s rights and wellbeing: psychological, behavioral and policy concerns. Newsletter of International Society for the Study of Behavioural Development 200í:(2):3-5.

Rosemberg F. Estimativa de crianças e adolescentes em situação de rua: procedimentos de uma pesquisa. Psicologia Reflexão e Crítica. 1996;9(1):21-58.

Rutter M, Champion L, Quinton D, Maughan B, Pickles, A. Understanding individual differences in environmental-risk exposure. In: Moen PM, Elder GH, Lüscher K, editors. Examining lives in context. Washington: American Psychological Association.1995. vol.1, p. 61-93.

Rizzini I. A geração de rua: um estudo sobre acriança marginalizada no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (RJ): Cesme/Universidade Santa Ursula, 1986.

Rutter M. Resilience: some conceptual considerations. Journal of Adolescent Health. 1993, 14: 626-31.

Sluski CE. A rede social na prática sistêmica São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

Santos IA, Costa CH. LAC – Liberdade e acessoà cultura: uma proposta sócio educativa para os adolescentes em conflito com a lei. In:Levisky D, organizador. Adolescência e violência: ações comunitárias na prevenção. Conhecendo, articulando, integrando e multiplicando. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

Steinberg L, Lamborn SD, Dornbusch SM, Darling N. Impact of parenting practices on adolescent achievement: authoritative parenting, school involvement, and encouragement to succeed. Child Development. 1992;63: 1266-81.

Downloads

Publicado

2004-04-19

Edição

Seção

Pesquisa Original