O que é e como se explica a gravidez na adolescência

Autores

  • Kallyne Rubyan Oliveira Queiroga Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Cajazeiras, PB
  • Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias Universidade Federal de Campina Grande, PB. Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Departamento de Saúde da Coletividade. Faculdade de Medicina do ABC.
  • Geofabio Sucupira Casimiro Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Cajazeiras, PB, Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Cajazeiras, PB
  • Aissa Romina Silva do Nascimento Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Cajazeiras, PB, Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Cajazeiras, PB
  • Paula Christianne Gomes Gouveia Souto Maia Universidade Federal de Campina Grande/CFP, Cajazeiras, PB.
  • Kennia Sibelly Marques de Abrantes Universidade Federal de Campina Grande; Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Departamento de Saúde da Coletividade. Faculdade de Medicina do ABC.
  • Vitor Engrácia Valenti Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Departamento de Saúde da Coletividade. Faculdade de Medicina do ABC.
  • Luiz Carlos de Abreu Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Departamento de Saúde da Coletividade. Faculdade de Medicina do ABC.

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.81013

Palavras-chave:

gravidez na adolescência, pesquisa científica, revisão sistemática

Resumo

Resumo

Introdução: O exercício da sexualidade de forma inconsequente pode gerar inúmeros conflitos e interferir nos planos futuros de cada adolescente, resultando em gravidez precoce, por exemplo. Objetivo: Descrever as ideias associadas à temática gravidez na adolescência. Método: Tratase de uma revisão sistemática com produção científica acerca da gravidez na adolescência divulgada em periódicos da área da saúde, no período 2006 a 2010. Tem abordagem quantitativa e qualitativa dos dados. A amostra analisada totalizou 20 artigos. O instrumento de coleta de dados foi um roteiro estruturado contendo questões objetivas e subjetivas. Os dados quantitativos foram apresentados em tabela, os subjetivos, em quadros, refletidos através da análise temática (Bardin). Resultados: Os achados revelam sentimentos negativos, dentre outros, associados à gravidez na adolescência e a sua ocorrência a fatores psicológicos e socioeconômicos. Discussões: A gravidez na adolescência pode ser vista como um período de busca da identidade, ocorrendo em virtude da rebeldia, muitas vezes vivenciada em relação a sua família e ao contexto histórico-social. Portanto, sua explicação é multifatorial. Conclusão: Este fenômeno pode ser algo vivenciado positivamente ou negativamente, de forma desejada ou indesejada, com apoio familiar ou não. Por isso, faz-se necessário uma visão holística do fato. Espera-se que este estudo elucide questões acerca da gravidez na adolescência e coopere para ações preventivas e educativas.

Biografia do Autor

  • Kallyne Rubyan Oliveira Queiroga, Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Cajazeiras, PB
    Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Cajazeiras, PB.
  • Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias, Universidade Federal de Campina Grande, PB. Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Departamento de Saúde da Coletividade. Faculdade de Medicina do ABC.
    Professor Associado. Universidade Federal de Campina Grande, PB. Pesquisadora em nível de Pós-doutorado. 

    Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Departamento de Saúde da Coletividade. Faculdade de Medicina
    do ABC.

  • Geofabio Sucupira Casimiro, Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Cajazeiras, PB, Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Cajazeiras, PB

    Bioquímico, professor da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Cajazeiras, PB,
    professora da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Cajazeiras, PB

  • Aissa Romina Silva do Nascimento, Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Cajazeiras, PB, Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Cajazeiras, PB
    Bioquímico, professor da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Cajazeiras, PB,
    professora da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Cajazeiras, PB
  • Paula Christianne Gomes Gouveia Souto Maia, Universidade Federal de Campina Grande/CFP, Cajazeiras, PB.

    Médica. Especialista em Saúde da Família e do Trabalhador. Professora da Universidade Federal de Campina Grande/CFP,
    Cajazeiras, PB.

  • Kennia Sibelly Marques de Abrantes, Universidade Federal de Campina Grande; Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Departamento de Saúde da Coletividade. Faculdade de Medicina do ABC.
    Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Cajazeiras, PB. 

    Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Departamento de Saúde da Coletividade. Faculdade de Medicina
    do ABC.

  • Vitor Engrácia Valenti, Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Departamento de Saúde da Coletividade. Faculdade de Medicina do ABC.

    Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Departamento de Saúde da Coletividade. Faculdade de Medicina
    do ABC.

  • Luiz Carlos de Abreu, Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Departamento de Saúde da Coletividade. Faculdade de Medicina do ABC.
    Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica. Departamento de Saúde da Coletividade. Faculdade de Medicina
    do ABC.

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Publicado

2014-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais