As representações sociais do trabalho entre adolescentes aprendizes: um estudo piloto

Autores

  • Elsa de Mattos Universidade Federal da Bahia; Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Antonio Marcos Chaves Universidade Federal da Bahia; Programa de Pós-Graduação em Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19803

Palavras-chave:

Adolescente, Desenvolvimento do Adolescente, Trabalho, Trabalho de Menores

Resumo

O presente estudo investigou as representações sociais de adolescentes aprendizes sobre o trabalho e a relação entre trabalho e estudo. Setenta jovens com idades entre 15 e 18 anos, participantes de um programa de aprendizagem desenvolvido em uma ONG situada em Salvador (Bahia), responderam um questionário aberto contendo três questões abertas: Para você, o que é trabalho? O que significa para você ser adolescente e trabalhar? Como é para você estar estudando e trabalhando ao mesmo tempo? As respostas foram submetidas à análise de conteúdo temática. Os resultados apontam para três tipos de representação social do trabalho entre adolescentes aprendizes, relacionadas aos resultados do trabalho, às atitudes frente ao trabalho e ao desenvolvimento pessoal. Dentre os resultados do trabalho destacam-se elementos como a obtenção de salário e o cumprimento de tarefas. As atitudes mais significativas referem-se à responsabilidade e ao desenvolvimento da competência. No que se refere ao desenvolviemento pessoal, aparecem aspectos ligados à aprendizagem e à aquisição de experiência. A relação entre trabalho e estudo aparece como algo complexo, que exige um esforço de conciliação por parte dos jovens, mas não tem necessariamente uma conotação negativa.

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Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

Pesquisa Original