O papel das representações sociais e da educação para o desenvolvimento da identidade de gênero

Autores

  • Cléria M.L.B Bueno Universidade de Franca; Departamento de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.19806

Palavras-chave:

Gêneros, Subjetividade, Identidade, Representação Social, Educação, Prevenção

Resumo

O artigo busca compreender de que forma se relacionam as identidades e as representações de gênero e como esta última, muitas vezes não reflete a verdadeira identidade individual do sujeito; embora seja uma construção socialmente reconhecida e aceita pela maioria dos indivíduos. Uma das implicações para essa situação refere-se à visão desigual baseada em diferentes níveis de socialização que atribuem a homens e mulheres padrões de condutas rígidos e que podem se cristalizar em condutas anti-sociais, geradoras de violências física e simbólica. O objetivo é criar um campo de discussão e atuação, tanto nas escolas, como na sociedade, levando até ambas a premissa da incorporação da perspectiva de gênero, assumindo-o como mais uma categoria não só de análise, mas também de distintas versões teóricas defendendo o direito à diversidade. A discussão amplia reconhecimento e a prevenção de atitudes e comportamentos que comprometem não somente o desenvolvimento emocional e psíquico do sujeito, assim como o de toda a coletividade.

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Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

Atualização