O ESTRESSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM ASMA

Autores

  • Marco Aurélio Mendes Programa de Pós-graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Clemax Couto Sant’Anna Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria de Fátima Bazhuni Pombo March Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.50395

Palavras-chave:

estresse psicológico, estresse fisiológico, asma, qualidade de vida, sintomas afetivos.

Resumo

Objetivos: verificar a presença do estresse em crianças e adolescentes com asma e avaliar aassociação do estresse com variáveis clínicas e psicossociais. Método: estudo transversal com criançase adolescentes asmáticos entre 7 e 12 anos de idade, atendidos em ambulatório de pneumologiapediátrica. Utilizou-se a Escala de Estresse Infantil, o Critério de Classificação Econômica Brasil equestionário padronizado para coleta de informações. A análise estatística foi realizada através doteste qui-quadrado, curva ROC, teste exato de Fisher e Mann-Whitney, sendo utilizado o modelo deregressão logística após análise univariada. Resultados: o estresse foi detectado em 38 % (19/50)dos pacientes, com predomínio de reações psicológicas. Foram encontradas associações comsignificância estatística entre o estresse e dificuldades escolares (p = 0,026), classe sócio-econômicaC2 e D (p=0,013) e sintomas da doença há sete anos ou menos (p = 0,0037). Estas associaçõespermaneceram após a regressão logística. Não foram encontradas associações com significânciaestatística entre a gravidade da asma e o estresse. Conclusões: houve estresse em mais de umterço dos casos de crianças e adolescentes com asma. Houve maior frequência de estresse emcrianças e adolescentes de classes sócio-econômicas desfavorecidas e naqueles que apresentavamsintomas de asma em período inferior ou igual a 7 anos e com dificuldades escolares.

Biografia do Autor

  • Clemax Couto Sant’Anna, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Professor Associado de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria de Fátima Bazhuni Pombo March, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Professor Associado de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

2013-01-23

Edição

Seção

Artigos Originais