Relações entre ciência, literatura e mundo da vida social: a problemática do progresso técnico a partir de algumas noções iniciais de Jürgen Habermas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i10p204-215Palavras-chave:
História da Ciência, Progresso técnico e científico, Jürgen Habermas, Literatura, ModernidadeResumo
Este texto faz uma breve leitura crítica do artigo Progresso técnico e mundo da vida social (1965) de Jürgen Habermas, buscando explicitar as ideias do autor acerca dos limites existentes entre os conceitos “ciência” e “literatura”, dentro do processo de construção de sua tese sobre a racionalidade comunicativa [kommunikative Vernunft], com o objetivo de fazer refletir algumas de suas ideias de modo a colaborar com as discussões dos problemas caros à historiografia da ciência e, mais amplamente, aos estudos sociais de ciência e tecnologia na contemporaneidade. O texto examina, também de forma breve, as principais referências utilizadas por Habermas em seu ensaio para tratar da cisão das chamadas ciências empírico-analíticas e das ciências histórico-hermenêuticas, principalmente ao longo da segunda metade do século XX.
Palavras-chave: História da Ciência, Progresso técnico e científico, Jürgen Habermas, Literatura, Modernidade.
Downloads
Referências
HABERMAS, Jürgen. Technischer Fortschritt und soziale Lebenswelt. Praxis, Zagreb, v. 2, n. 1/2, pp. 217-228, 1966; HABERMAS, Jürgen. Strukturwandel der Öffentlichkeit: Untersuchungen zu einer Kategorie der bürgerlichen Gesellschaft. Neuwied, Berlin: Luchterhand, 1962; HABERMAS, Jürgen. Theorie und Praxis. Sozialphilosophische Studien. Neuwied, Berlin: Luchterhand, 1963; HABERMAS, Jürgen. Theorie des kommunikativen Handelns. Frankfurt: M. Suhrkamp, 1981.
HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como “ideologia”. São Paulo: Editora Unesp, 2014, p. 132-149.
HUXLEY, Aldous. Literature and science. Nova York: Harper & Row, 1963. Outros autores escreveram e se posicionaram no seio dessa controvérsia naquele período, como Charles Raven, John Harold Plumb, Lionel Trilling, Martin Green, Robert Oppenheimer etc.
LATOUR, Bruno. Cogitamus: seis cartas sobre as humanidades científicas. São Paulo: Editora 34, 2016.
LUBENOW, Jorge Adriano. Esfera pública e democracia deliberativa em Habermas: modelo teórico e discursos críticos. Kriterion, Belo Horizonte , v. 51, n. 121, p. 227-258, June 2010 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-512X2010000100012&lng=en&nrm=iso>. access on 07 June 2020. https://doi.org/10.1590/S0100-512X2010000100012.
ORTOLANO, Guy. The two cultures controversy: science, literature, and cultural politics in post-war Britain. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
RIBEIRO, Renato Janine. O Brasil voltou cinquenta anos em três. In: GEISELBERGER, Heinrich (org.). A grande regressão: um debate internacional sobre os novos populismos – e como enfrentá-los. São Paulo: Estação Liberdade, 2019, pp. 316-317.
SNOW, Charles Percy. The two cultures. Cambridge: Cambridge University Press, 1998, pp. 16-17.
STEVENS, Robert. University to uni: the politics of higher education in England since 1944. Londres: Politico’s Publishing, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Raiany Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution na modalidade "Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional" (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Qualquer dúvida ou reclamação sobre direitos autorais devem ser direcionadas ao Conselho Editorial o qual apreciará e se manifestará conforme as diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE).