Um Papel para a ciência

A Revolução Científica nos livros didáticos de História

Autores

  • Bernardo Soares Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i11p55-72

Palavras-chave:

revolução científica, livro didático, ensino de história

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a forma como a ciência é tratada no ensino de história a partir de um recorte temático e uma delimitação de fontes de pesquisa, enfocando a forma como o conteúdo “revolução científica” é abordado nos livros didáticos de história. Os dados são relacionados com a literatura sobre ensino de ciência e história e com as referências historiográficas centrais do tema. Apesar dos avanços dos livros didáticos em diversos campos, as conclusões apontam para uma padronização da apresentação da “revolução científica” em que a ciência do passado aparece destituída de suas principais discussões e como uma enunciação daquilo que se entende hoje por ciência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Letícia Fagundes de. Conexões com a História (volume 1). São Paulo: Moderna, 2016.

ALVIM, Márcia Helena; ZANOTELLO; Marcelo. História das ciências e educação científica em uma perspectiva discursiva: contribuições para a formação cidadã e reflexiva. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 349-359, 2014.

AQUINO, Gisele Tolaine Masseto de. História da Ciência no Ensino Médio: caminhos para uma interdisciplinaridade possível. Khronos, Revista de História da Ciência, nº4, p. 14-31. 2017.

AQUINO, Gisele Tolaine Masseto de. História da ciência e epistemologia: um estudo do ensino médio brasileiro. Tese de Doutorado - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 2016.

AZEVEDO, Gislane; SERIACOPI, Reinaldo. História: passado e presente (volume 1). São Paulo: Ática, 2016.

BELTRÁN, Antonio. Revolucion cientifica, renacimiento e historia de la ciencia. Madrid: Siglo XXI, 1995.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

BOULOS, Alfredo. História, sociedade & cidadania (Volume 1). São Paulo: FTD, 2016.

BRAICK, Patrícia; Mota, Myrian. História: das cavernas ao terceiro milênio (volume 1). São Paulo: Moderna, 2016.

BRASIL Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ciência da natureza, matemática e suas tecnologias. p.32. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em 19 de novembro de 2020.

BRASIL. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático PNLD 2018. DF: Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2015.

BRASIL. Guia de livros didáticos. PNLD 2018: História – Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2017.

CAIMI, Flavia. O livro didático e suas imperfeições: repercussões do PNLD após 20 anos. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV, 2017.

CAIMI, Flavia; FERREIRA, Sandra Regina (org.). “PNLD: memórias e tensões”. Revista História Hoje. v.7, n. 14 (2018). Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/issue/view/14/showToc. Consultado entre setembro e outubro de 2020.

COTRIM, Gilberto. História Global (volume 1). São Paulo: Saraiva, 2016.

FEYERABAND, Paul. Contra o método. São Paulo: Unesp, 2011.

GAMITO-MARQUES, Daniel. In Praise of a Historical Storytelling Approach in Science Education. ISIS, v. 111, n. 3, p. 582 - 587, 2020.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1998. p. 19.

MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio. Caminhos do Homem (volume 1). Curitiba: Base editorial, 2016.

MOCELIN, Renato; CAMARGO, Rosiane de. História em Debate. São Paulo: Editora do Brasil, 2016.

PELLEGRINI, Marcos Cesar; DIAS, Adriana; GRINBERG, Keila. #contato – História 1ºano. São Paulo: Quinteto Editorial, 2016.

ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV, 2017.

VAINFAS, Ronaldo; FARIA; Sheila de Castro; FERREIRA, Jorge; SANTOA, Georgina dos. História 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016

VICENTINO, Claudio; VICENTINO, Bruno. Olhares da História - Brasil e mundo (volume 2). São Paulo: Scipione, 2016.

Downloads

Publicado

2021-08-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pereira, B. S. (2021). Um Papel para a ciência : A Revolução Científica nos livros didáticos de História. Khronos, 11, 55-72. https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i11p55-72