Projetos STEAM

Controvérsias e Ideologias no Ensino de História e Filosofia das Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i11p20-54

Palavras-chave:

História das Ciências e Técnicas, Projetos Integradores, Letramento Científico

Resumo

Discute-se a relação entre ensino de ciências e ideologia, mais especificamente no que diz respeito às noções de revolução, progresso e desenvolvimento utilizadas nos materiais didáticos em relação ao estudo da história e filosofia das ciências. Analisa-se o conceito de letramento científico, tal como expresso na Base Nacional Comum Curricular, e sua relação com a formação humanística dos estudantes. Os usos e abordagens em relação aos conteúdos relacionados à noção de Revoluções Científicas e o tema integrador STEAM são pesquisados nos livros didáticos de Projetos Integradores da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas aprovados no PNLD 2021, destinados ao Novo Ensino Médio. Busca-se verificar as potencialidades e deficiências desses materiais, seus projetos e conteúdos em relação às discussões da historiografia das Revoluções Científicas, além de analisar as dimensões ideológicas sobre ensino STEAM presentes nos mesmos. Avalia-se o interesse e a aplicabilidade destes projetos integradores para o ensino de ciências numa concepção ampla, que envolva a formação humanística e valorize o papel das controvérsias para o progresso do conhecimento. Analisa-se ainda a noção de letramentos presente na BNCC e a polêmica sobre neutralidade científica e doutrinação político-ideológica na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Babo Sedlacek, Instituto Federal de Santa Catarina

Professor do Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Xanxerê.

Doutorando em Ciências (Áreas de Concentração: História Social) pela Universidade de São Paulo.

Referências

BARROSO, Daniella; MODANEZE, Carolina; RODRIGUES, Vaneusa. Experimentar, refletir e comunicar. São Paulo: Boreal Edições, 2020.

BITTENCOURT, Circe Fernandes. Reflexões sobre o ensino de História. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 93, p. 127-149, ago. 2018, p. 143-144. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200127&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 31 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF: MEC, [2018a]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 31 dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital de convocação nº 03/2019 – CGPLI. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, literárias e recursos digitais para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD 2021. Brasília, DF: MEC, 2020a. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/consultas/editais-programas-livro/item/13106-edital-pnld-2021. Acesso em: 29 dez. 2020.

BRASIL. Portaria n° 29, de 19 de outubro de 2020. Divulga o resultado final prévio da avaliação peda-gógica das obras didáticas inscritas e validadas no âmbito do Edital de Convocação CGPLI nº 3/2019 - PNLD 2021 - Objeto 1 - Obras de Projetos Integradores e Projeto de Vida. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 201, p. 47, 20 out. 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-29-de-19-de-outubro-de-2020-283739412. Acesso em: 29 dez. 2020.

CAMPOLONGO, Ana Paula. Integração e Protagonismo: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo: Editora do Brasil, 2020.

CAMPOS, Newton. STEM ou STEAM na escola. Isso está virando moda? Estadão, São Paulo, 19 dez. 2017. Apud MACHADO; AMORIM; BARROS, 2020, op. cit., p. 20.

CERENCIO, Priscilla. De Olho no Futuro: Projetos Integradores: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo: Ática, 2020.

DELLORE, Cesar Brumini (ed.). Moderna em Projetos: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Manual do Professor. São Paulo: Moderna, 2020.

DORIGO, Gianpaolo; VITIELLO, Márcio. Caminhar e construir: Projetos Integradores: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo: Saraiva, 2020.

EMÍLIA Ferreiro: Alfabetização e cultura escrita: Entrevista com Emília Ferreiro. Blog da Psicologia da Educação, [2008?]. Disponível em: https://www.ufrgs.br/psicoeduc/piaget/emilia-ferreiro-alfabetizacao-e-cultura-escrita/. Acesso em: 29 maio 2021.

GOETTEMS, Arno Aloísio. Palavras para Integrar: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo: Palavras Projetos Editoriais, 2020.

KOESTLER, Arthur. The Sleepwalkers: A history of man’s changing vision of the Universe. New York: The MacMillan Company, 1959.

KOYRÉ, Alexandre. Do Mundo Fechado ao Universo Infinito. Tradução de Donaldson M. Garschagen. 4ª ed. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

MACHADO, Igor José de Renó; AMORIM, Henrique; BARROS, Celso Rocha de. Da Escola para o Futuro: Projetos Integradores: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo: Ática, 2020.

MAGALHÃES dos Santos F°, Gildo. Ciência e Ideologia: Uma excursão à história em torno da ideia de progresso. São Paulo: Intermeios; USP-Programa de Pós-Graduação em História Social, 2017, p. 41. (Coleção Entr(H)istória).

MAIDA, Judith Nuria (coord.) et. al. Conhecer e Trans-formar: [projetos integradores]: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo: Editora do Brasil, 2020.

MAZÃO, Aparecida; FERRINI, Juliana Esperança. +Ação: na comunidade e na escola: Projetos Integradores: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo: FTD, 2020.

MOSCHKOVICH, Marília. Práticas na Escola: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Manual do Professor. São Paulo: Moderna, 2020.

NAGIB, 2008 apud OLIVEIRA, Ana Cláudia Rodrigues de; STORTO, Letícia Jovelina; LANZA, Fabio. A educação básica brasileira em disputa: doutrinação versus neutralidade. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 468-478, set./dez. 2019, p. 469. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802019000300468&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 31 dez. 2020.

NAGIB, Miguel. O pesadelo de Paulo Freire. Blog Escola sem Partido, 2 ago. 2020. Disponível em: <http://escolasempartido.org/blog/o-pesadelo-de-paulo-freire/>. Acesso em 29 dez. 2020.

OLIVEIRA, Paulo Ferraz de Camargo. Identidade em Ação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Manual do Professor. São Paulo: Moderna, 2020.

PÉREZ Tamayo, Ruy. La Revolución científica. México: Fondo de Cultura Económica, 2012. (Col. Breviarios, 574).

RIBEIRO JUNIOR, João Carlos. Ver o Mundo: Projetos Integradores: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo: FTD, 2020.

RICO, Rosi. Entenda o que é STEAM e como levá-lo para sua prática. Nova Escola, ed. 325, set. 2019. Apud DELLORE, Cesar Brumini (ed.). Moderna em Projetos: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Manual do Professor. São Paulo: Moderna, 2020, p. 9.

RIGOLIN, Tércio; SILVEIRA, Luiz; PRADO, Bruno. Novo Ensino Médio: Projetos Integradores: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo: Scipione, 2020.

SEFERIAN, Ana Paula Gomes. Pesquisar, discutir e aprender: projetos integradores: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo: Editora AJS, 2020.

SOUZA, Flávio Manzatto de (ed.). Jovem Protagonista: projetos integrado-res: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Ensino Médio. São Paulo: Edições SM, 2020.

TAKEUCHI, Márcia (coord.) et.al. Vamos juntos, Profe!: Projetos Integradores: Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Saraiva, 2020.

THUILLIER, Pierre. De Arquimedes a Einstein: a face oculta da invenção científica. Trad. Maria Inês Duque-Estrada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994, p. 15.

VAZ, Valéria (ed.). Ser protagonista: projetos integradores: Ciências Huma-nas e Sociais Aplicadas: Ensino Médio. São Paulo: Edições SM, 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-14

Como Citar

Sedlacek, G. B. (2021). Projetos STEAM: Controvérsias e Ideologias no Ensino de História e Filosofia das Ciências. Khronos, (11), 20-54. https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i11p20-54

Edição

Seção

Artigos