De enfermidade sistêmica à enfermidade local: Análise do estudo sobre a gênese dos tumores na obra de Claude Gendron (1701)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i14p76-92Palavras-chave:
enfermidade, local, medicina, sistêmica, tumoresResumo
Este artigo apresenta uma análise da obra Sur la Nature et la Guerison des Cancers (1701), do médico francês Claude Gendron, publicada em Paris. O ponto de atenção deposita-se em sua análise sobre a gênese tumoral, que se distancia parcialmente do humoralismo, que era pautado na interrupção do fluxo humoral para adotar uma perspectiva mais local, segundo a qual os tumores eram decorrentes da transformação de estruturas locais e da composição de massas duras fruto das suas perdas de função. Como procuramos demonstrar, a passagem de uma abordagem mais sistêmica para local, contudo, não acompanhou um abandono de categorias humoralistas, como apontado por trabalhos em história da medicina. As fontes consultadas foram tratados de medicina franceses e espanhóis entre 1690 e 1720, cotejados com bibliografia na temática.
Downloads
Referências
CANQUOIN, A. Traitement du Cancer Exposé Complet. Paris, 1838.
DESHAYES-GENDRON, C. Recherches sur la nature et la guérison des cancers. Paris, Florentin et Pierre Delaulne, 1700.
FLECK, E. Libro de Cirugía. Trasladado de autores graves y doctos para alívio de los enfermos. Escrito en las Doctrinas de la Compañia de Jesus, em 1725. São Leopoldo: Oikos, 2022.
LE GOFF, Jacques. (org.). As doenças têm história. Lisboa: Terramar, 1997.
HADDAD, T. Filósofos naturais do demônio: astronomia, alteridade e missionação no sul da Índia, século XVII. Revista de História da Unisinos, v. 18, p. 3-14, 2014.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 2. ed. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva. 1987.
LEMERY, N. Curso Chimico. 1721.
MUSTACCHI, P.; SHIMKIN, M. Gendron’s enquiries into the nature, knowledge, and cure of cancers. International Symposium on Mammary Cancer, 1956.
NERY, R. Cancer: an Enigma in Biology and Society. Croom Helm: Australia, 1986.
SKUSE, A. Constructions of Cancer in Early Modern England: Ravenous Natures. London: Palgrave Macmillan, 2015.
ROBLEDO, D. Compendio Cirurgico util y provechoso a sus professores. Navarra, 1694. p.64-133.
ROUESSE, J. Une histoire du cancer du sein en Occident: Enseignements et réflexions. Springer-Verlag France, 2011.
VIDOS, J. Medicina y Cirurgia Racional y Espargirica. Espanha, 1699.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bernardo Ternus de Abreu, Rosemari Martins, Caio Abreu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution na modalidade "Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional" (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Qualquer dúvida ou reclamação sobre direitos autorais devem ser direcionadas ao Conselho Editorial o qual apreciará e se manifestará conforme as diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE).