Computadores, matemática e significado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i13p157-166

Palavras-chave:

Computador, Aprendizagem não formal da matemática, Pedagogia, Pensamento Filosófico, Epistemologia

Resumo

Através do computador é possível aceder graficamente a realidades matemáticas de outra forma inacessíveis. Sugere-se que a aplicação de uma didáctica significativa, no âmbito da matemática experimental, permite aos estudantes reflectir sobre questões fundamentais da realidade. Sugere-se que o resultado dessa aprendizagem não formal da matemática permite a construção de referências extensíveis à vida quotidiana, promovendo a maturidade intelectual e o desenvolvimento da personalidade durante a adolescência.

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Biografia do Autor

  • Paulo Castro, Universidade de Lisboa. Centro de Filosofia das Ciências

    Licenciei-me em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa em 1996. Em 2014 obtive o doutoramento em Filosofia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, propondo uma Epistemologia da Escolha relacionada com a existência do livre arbítrio e a impossibilidade de simular mecanicamente a inteligência humana em IA. Em 2015 integrei o Grupo de Investigação em Filosofia das Ciências Naturais, no CFCUL, trabalhando em Filosofia da Física Quântica. Três anos depois, defendendo um retorno ao realismo científico na física e uma unificação entre as escalas quântica e macroscópica, comecei a trabalhar na Filosofia das teorias ondulatórias piloto. Embora este seja meu tema principal de pesquisa, continuo refletindo sobre as implicações atuais da Inteligência Artificial, sobre as limitações do pensamento algorítmico e sobre a ética da IA.

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Publicado

2022-08-30

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Castro, P. (2022). Computadores, matemática e significado . Khronos, 13, 157-166. https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i13p157-166