Mulheres pintoras através dos tempos: Pré-história até Idade Média

Autores

  • Walter Luiz Lopes de Miranda FWM Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i10p1-27

Palavras-chave:

Idade Média, Mulheres, Arte, Pintura, Pré-história

Resumo

Apresentação da parcipação das mulheres na criação de obras de Arte desde a Pré-História até a Idade Média.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARTHUR, Kathleem. New Evidence for a Scribal-Nun’s Art: Maria di Ormanno deli Albizzi at San Gaggio. 2017. Mitteilungen des Kunsthistorischen Institutes in Florenz. Lix Band – 2017. pp. 271-279.

BALDWIN, Carl R. The Scriptorium of the Sacramentary of Gellone. 1971. Scriptorium – Persée. École Normale Supérieure de Lyon. Tomo 25 nº 1 pp. 3-17.

BARBAS, H. Madalena, História e Mito. Ésquilo edições e multimídia. 2008. Lisboa, Portugal.

BLUESTONE, Natalie Harris. Double Vision, Perspectives on Gender and the Visual Arts. 1995. Cranbury, NJ. Pub. Associated University Presses. 1995. pp. 68, 77-89, 90.

BOCCACCIO, Giovanni. De Mulieribus Claris (On Famous Women). Trad. Guido A. Guarino. New York. Italica Press Inc. 2011, p. 122.

BRADLEY, John W. A Dictionary of Miniaturists, Illuminators, Caligraphers and Copyists. 1889. London. Ed. Bernard Quaritch. 1889. Vol. III, p. 61

BRADLEY, John W. A Dictionary of Miniaturists, Illuminators, Calligraphers and Copists. 1888. Londres. Pub. Bernard Quaritch. 1888. Vol. I p. 334, Vol. II. pp. 12, 18, 74, 86-88, 98-100, 283.

BRYAN, Michael. Dictionary of Painters and Engravers, Biographical and Critical. 1899. Pub. George Bell and Sons. 1899. Vol. I, p. 8.

CARR, Annemarie Weyl. Women artists in the Middle Ages. 1976. New York. The feminist Art Journal. 1976, Vol. 5 nº 1. pp. 3-9 e 26.

CHADWICK, Whitney. Women, Art and Society. 1997. New York. Pub. Thames & Hudson World of Art. pp. 5-8, 44, 46-47, 53-65, 68-69.

CID, Carlos e VIGIL, Isabel. Las Miniaturas que Faltan en el Beato de Gerona”. Revista de Gerona, nº 20, 1962. pp. 42-58.

CLEMENT of Alexandria. Women as well as Men capable of Perfection. 1859. Edinburgh. Ante-Nicene Christian Library: Translations of the Writings of the Fathers. Book IV, pp. 193-196.

CORBEILL, Antony. A New Painting of Calypso in Pliny the Elder. Eugesta Revue, 2017, nº 7 pp. 184-198.

CORGNATI, Martina. Ende, la pintora de Dios. Revista digital Vida Nueva Digital nº 2992.

DE TOMMASO, Wilma Steagall. Maria Madalena nos textos apócrifos e nas seitas gnósticas. Revista Último Andar Pesquisa em Ciência e Religião (14) 2006 - pp.79-94.

DELISLE, Léopold Victor. Le Cabinet des Manuscrits de la Bibliothèque Impériale. 1868. Paris. Imprimierie Impériale. 1858, pp. 34-5.

ECHOLS, Anne e WILLIAMS, Marty. An Annotated Index of Medieval Women. 1992. Princeton, NJ. Markus Wiener Publishing. 1992. pp. 22, 47, 68, 98, 118, 136, 179, 201, 204, 217-219.

ECKENSTEIN, Lina. Woman Under Monasticism. 1896. The Cambridge University Press. 1896, pp. 230-234,236-277.

ELLET, Elizabeth Fries. Women Artists in All Ages and Countries. Harper & Brothers Publishers. 1859. pp. 28-31, 35-36, 84.

FABRIS, Annateresa. Plínio o velho: Uma história material da pintura. Locus revista de história v.10, nº2, 2004, pp. 73-91.

FALEY, John Cardinal. The Catholic Encyclopedia. 1913. Pub. The Encyclopedia Press, Inc. 1913. Vol. 4. pp. 785-6.

GAZE, Delia. Dictionary of Women Artists. 1997. Vol 1 Middle Ages. Fitzroy Dearborn Publisher, 1997, pp. 3-5, 7-11, 13.

GREER, Germaine. The Obstacle Race. 2001. Londres. Pub. Tauris Parke Paperbacks. 2001. pp. 15, 29, 69, 146, 152, 156-164, 167, 174-176.

GUHL, Von Ernst. Die Frauen in die Kunstgeschichte (As Mulheres na História da Arte), The Westminster Review, vol. LXX, julho 1858, pp. 167-171.

HERBERMANN, Charles G. et al. The Catholic Encyclopedia. Pub. The Encyclopedia Press, Inc. 1913. Vol. 7 pp. 294, 446.

HUGHES, Virginia. Were the First Artists Women? National Geographic. Ocotober 9, 2013.

KOWALESKI, Maryanne e BENNETT, Judith M. Crafts, Gilds, and Women in the Middle Ages: Fifty Years after Marian K. Dale. SIGN – Journal of Women in Culture and Society. Vol. 14, nº 2, winter 1989. Pp. 474-501.

LE GOFF, Jacques. Homens e mulheres da Idade Média. Trad. Nícia Adan Bonatti. Publ. 2013. São Paulo. Editora Estação Liberdade. pp. 10-11, 20-21, 83-87, 165-168.

LEGGE, F. The Most Ancient Goddess Cybele. Journal of the Royal Asiatic Society of Great Britain and Ireland, Published by Cambridge University Press, 1917, pp.695-714; BRITANNICA, Encyclopedia. The Great Mother of Gods.

LIMA, Savio Queiroz. Semeadoras de Ideias, Colhedoras de Bons Frutos: Iluminuras Eróticas e Humorísticas e Literatura Crítica ao Amor Cortês no Século XIV. Anais do XIII Encontro Internacional de Estudos Medievais. 2019, pp. 562-577.

LINDERSKI, Jerry. The Paintress Calypso and Other Painters in Pliny. Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik, 2003 pp. 83-96. Publicado por Rudolph Habelt GmbH.

LÓPEZ, Pilar Muñoz. Mujeres españolas en las artes plásticas. Arte, Individuo y Sociedad. 2009, vol. 21, pp. 73-88.

MALVASIA, Carlo Cesare. Felsina Pittrice, Vite de Pittori Bolognese. 1678. Vol. I. p. 33.

MARK, Joshua J. Women in Ancient Egypt. Ancient History Encyclopedia. Last modified Nov 04, 2016.

MARTIN, Therese and WILLIAMS, John. Espacios de mujeres —auténticos e imaginados— en los Beatos ilustrados. ARENAL Revista de historia de las mujeres Vol.25 nº 2; julio-diciembre 2018. pp 357-396.

MARTIN, Therese. Reassessing the Roles of Women as Makers of Medieval Art and Architecture. 2012. Danvers, MA. Ed. Therese Martin. pp. 1-33.

MENDONÇA, Antonio da Silveira. Seleção e tradução da Naturalis Historia de Plínio o Velho. Revista de História da Arte e Arqueologia, nº 2 – 1995/96, CHAA - Centro de História da Arte e Arqueologia da Unicamp.

MET Metropolitan Museum of Art. The Prayer Book of Bonne of Luxembourg. The Cloisters Collection.

MITCHELL, Linda E. Women in Medieval Western European Culture. 1999. Nova Iorque. Routledge. p. 367, 371.

MORENI, Domenico. Bibliografia Storico-Ragionata della Toscana. 1805. Firenze. Ed. Domenico Ciardetti. 1805. Tomo II, p. 168.

PAUTASSI, Vincenzo. I Codici Miniati. 1883. Torino. Ermanno Loescher. 1883, p. 83.

PETERSEN, Karen e WILSON, J.J. Women Artists, Recognition and Reappraisal from the Early Middle Ages to the Twentieth Century. 1976. Harper Colophon Books. 1976. pp. 11-16, 20-21.

PISAN, Christine de. La Cité des Dames. Parte 1, capítulo XLI, p. 161.

PLINY the Elder. Pliny’s Natural History. Trad. Harris Hackham. 1952. Publ. Harvard University Press. book 35, chap. 35 p. 307, chap. 36 p. 343, chap. 40 p.369 e chap. 43 p. 373.

PLINY the Elder. The Natural History. Trad. John Bostock. 1857. Londres. Publ. Henry G. Bohnt. Book 35, chap. 35 p. 249, chap. 36 p. 268, chap. 40. pp.281-3 e chap. 43 p. 283.

POLL, Maria Carmem Gomes M. Oliveira Van de. A Espiritualidade de Hildegard Von Bingen: Profecia e Ortodoxia. Tese de Pós-Graduação pela Faculdade de Filosofia da USP. pp. 37-91. São Paulo, 2009.

POWER, Eileen Edna. Medieval English nunneries, c. 1275 to 1535. 1922. Londres. Cambridge University Press. 1922. pp. 25-38.

SCHMIDT, Peter. The use of Prints in German Convents of the Fifteenth Century: The Example of Nuremberg. Studies in Iconography. Vol. 24 (3003). pp. 43-69.

SLATKIN, Wendy. Women Artists in History: From Antiquity to the Present. 1997. New Jersey. Prentice Hall. pp. 47, 49, 54-55.

SOPRANI, Raffaello. Viete de Pittori, Sultori ed Architetti Genovesi. 1768. Stamperia Casamara. Tomo I, pp. 24-25.

SOUZA, Aline F. Hatshepsut , A mulher-Faraó: Representações da rainha Hatshepsut como instrumento de legitimação. Dissertação apresentada na Universidade Federal Fluminense. Niterói. 2010.

SYMPSON, Melanie Garcia. Experiment and Visual Transformation in Illuminated Manuscripts of the Roman de la Rose. Dissertação de Doutorado – Dept. of History of Art, University of Michigan. Ann Arbor. 2014.

TAYLOR, Jane H. M. e SMITH, Lesley. Women and the Book: Assessing the visual Evidence. Pub. The British Library, 1996. pp. 108-119.

VASARI, Giorgio. Vidas dos Artistas. 2011. Trad. Ivone Castilho Bennedetti. WMFMartins Fontes. 2011. pp. 198.

VICTORIA AND ALBERT Museum. Manuscript cutting: Leaf from an Antiphoner from the Franciscan Convent of St Klara, Cologne. Search the Collections. Disponivel em: http://collections.vam.ac.uk/item/O88841/leaf-from-an-antiphoner-from-manuscript-cutting-loppa-de-speculo/.

VILLAR, Maria del Pilar Alonso e DÍEZ, Raquel Fernández. Teresa Díez “Me Fecit” o la Aproximación a un Mistério. II Congreso Virtual Sobre Historia de las Mujeres. 2010. Organizado pela Asociación de Amigos del Archivo Histórico Diocesano de Jaén.

WATTENBACK, Wilheim. Das Dchriftwesen im Mittelalter – A escrita na Idade Média. 1875. Leipzig. Ed. Verlag Von S. Herzel. 1875. P. 376.

WISPELWEY, Berend. Biographical Index of the Middle Ages. K. G. Saur München – Deutsche Nationalbibliothek. 2008. Vol. 1. p. 358.

ZANI, Pietro. Enciclopedia Metodica Critico-Regionata delle Belle Arti. 1823. Parma. Dalla Tipografia Ducale. 1823. Volume XV, p. 86.

ZARRI, Gabriela. Artiste Nel Chiostro. Memorie Domenicane. nº 46, pp. 19-29. 2015. Ed. Nerbini.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Dossiê “Artes, História das ciências e técnicas: interações”

Como Citar

Miranda, W. L. L. de. (2020). Mulheres pintoras através dos tempos: Pré-história até Idade Média. Khronos, 10, 1-27. https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i10p1-27