Foco e Escopo

A La Junta - Revista de Graduação em Espanhol é organizada pelas/os alunas/os de graduação e pós-graduação da área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Esta publicação tem por objetivo divulgar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelas/os alunas/os de graduação, sobretudo, vinculados a projetos de Iniciação Científica (IC) e de Trabalhos de Graduação Individual (TGI) dedicados ao estudo da língua, cultura e literaturas hispânicas.

A ideia do título faz ressoar o principal objetivo desta publicação: um grupo reunido para construir conjuntamente um espaço de debate crítico e de criação coletiva, tendo em vista a divulgação dos estudos das ciências humanas, com ênfase nos estudos linguísticos e literários e seus diálogos interdisciplinares.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista La Junta adota o processo de avaliação em três fases. Na primeira fase, os trabalhos (artigos, traduções e resenhas) serão submetidos à apreciação de dois membros pareceristas, de acordo com a avaliação do tipo “duplo-cego”. Os autores não serão identificados nos artigos enviados para a avaliação, bem como os autores não terão acesso à identidade dos avaliadores. Havendo divergência entre os dois pareceristas, um terceiro parecerista avaliará o artigo. Os pareceristas ad-hoc serão selecionados conforme a área de atuação, produção acadêmica ou conhecimento em relação à temática do artigo. Na segunda fase, a Comissão Editorial fará a avaliação quanto à estrutura textual, redacional e de adequação às normas da ABNT, podendo sugerir ao autor ajustes redacionais e estruturais necessários à publicação. Na terceira fase, o artigo deverá ser enviado novamente à Revista com os ajustes e correções devidamente feitos para dar início ao processo de diagramação.

Periodicidade

La Junta - Revista de Graduação em Espanhol tem periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.