Uma ars poetica ovidiana: metapoesia e ilusionismos na Ars amatoria
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v17i2p115-133Palavras-chave:
Ars amatoria, Ovídio, elegia, ilusão, metaliteraturaResumo
Neste artigo, depois da inclusão da Arte de amar de Ovídio na antiga tipologia da poesia didática, buscamos demonstrar que esse poema não deve ser considerado estritamente um exemplo de verdadeira pedagogia amorosa. Elementos “estranhos” como as mentiras, mutuamente recomendadas a homens e mulheres como parte de suas estratégias de sedução; as traições que devem enfrentar ao depararem o magister amoris; e as ironias a que podem submeter-se como alunos fazem-nos considerar o texto como um exercício metaliterário sobre a arte da elegia erótica romana.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2013-08-02
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2013 Matheus Trevizam, Júlia Batista Castilho de Avellar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Trevizam, M., & Avellar, J. B. C. de. (2013). Uma ars poetica ovidiana: metapoesia e ilusionismos na Ars amatoria. Letras Clássicas, 17(2), 115-133. https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v17i2p115-133