O “livro” de Platão: um comentário sobre o mito escatológico do Fedro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i2p141-170Palavras-chave:
Platão, mito, reminiscência, escritura, almaResumo
Este artigo é uma meditação sobre o sentido da obra de Platão, à luz do fascinante mito exposto por Sócrates, no Fedro, em sua palinódia a Eros. O relato que faz do tempo fabuloso das origens, por ser a narrativa de uma fundação, é aqui tomado como o paradigma hermenêutico a partir do qual a originalidade da filosofia platônica, cujo caráter é essencialmente religioso, pode ser vislumbrada em sua grandeza própria.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1998-10-12
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Santos, M. C. A. dos. (1998). O “livro” de Platão: um comentário sobre o mito escatológico do Fedro. Letras Clássicas, 2, 141-170. https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i2p141-170