Os sentidos de “substância” em Apolônio Díscolo.

Autores

  • Julie Brumberg-Chaumont Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i11p11-50

Palavras-chave:

Apolônio Díscolo, Prisciano, ousía, hýparxis, hypokeímenon, deîxis, substantia, subjectum, substância, qualidade, quantidade, nome, adjetivo, pronome.

Resumo

O artigo dedica um exame detalhado aos sentidos de
substância presentes em Apolônio Díscolo. A primeira dificuldade é de ordem metodológica, pois é necessário examinar uma noção eminentemente filosófica no seio de um texto gramatical da Antigüidade tardia. É necessário, pois, precisar qual pode ser o referente filosófico a que se pode associar o uso que Apolônio faz da noção de substância, levando-se em conta a forte influência de noções estóicas e ainda de uma gama de influências peripatéticas e também médio-platônicas e neo-platônicas. A essa dificuldade metodológica soma-se o obstáculo de um corpus lacunar, a que falta a parte relativa ao nome. É necessário, pois, reconstituir a doutrina apoloniana a partir do que se encontra, de maneira esparsa, na Sintaxe e no Acerca do pronome. Então, muitos elementos permitem questionar a adesão de Apolônio à fórmula do Acerca do pronome, a qual não corresponde às fórmulas habituais da Sintaxe, nem ao coração da doutrina sobre a relação de complementaridade entre nome e pronome do “Livro II” desta, o qual se admite ser posterior ao Acerca do pronome e constituir uma síntese do ensinamento do gramático grego. Apolônio manusearia, então, de maneira implícita, não só os dois sentidos de substância como qualidade substancial e como propriedade de significação vinculada de modo próprio ao pronome, mas também um terceiro sentido de substância, o de substância-substrato.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2007-12-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os sentidos de “substância” em Apolônio Díscolo. (2007). Letras Clássicas, 11, 11-50. https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i11p11-50