Afrodite da aurora: herança indoeuropéia nos epítetos divinos e teônimos gregos

Autores

  • Daniel Kölligan Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i11p105-134

Palavras-chave:

Afrodite e a Uṣ as védica, deusa da aurora e estrela da manhã, epítetos divinos e teônimos.

Resumo

§1. Afrodite, originalmente um epíteto do PIE *h₂éu̯sōs, incorporou inúmeros aspectos da deusa da aurora. À maneira da Uṣas védica, é a “filha do céu”, relacionada à calmaria do mar (γαλήνη) e à salvadora dos marinheiros, função exercida pelos pretendentes de Uṣas na mitologia védica. Seu nome pode derivar de *abʰro-dih-to- “brilhando a partir da névoa, ou espuma”. § 2.1 Os epítetos de Afrodite derivados de nome de cor, ou que o incluem (χρυσής, χρυσοστέφανος, etc.), talvez se refiram ao caráter original da deusa como personificação da aurora. § 2.2 Sua relação com carruagens, como se vê, p. ex., em χρυσάνιος, talvez derive da associação da deusa com a carruagem do sol, o que poderia também ser o caso de χρυσόθρονος. § 2.3 O uso de λευκός em conexão com Afrodite pode ser comparado com o véd. rocamāna-, que se diz de Uṣas. § 2.4 Seu epíteto Ἀργυννίς corresponde ao véd. arjunī-. § 2.5 Afrodite ῥοδέη e ῥοδόχρους corresponde a Eos ῥοδοδάκτυλος. § 3. A figura védica das “vacas da aurora” pode ser comparada com a das vacas de Hélio em Trinácia. Os epítetos épicos ἕλιξ e ἑλικοβλέφαρος talvez se refiram ao movimento celeste. § 4. A Afrodite Ὀρθροῦ da inscrição pode ser a aurora ou a estrela da manhã, como filha da alvorada, e pode equiparar-se ao Ὀρθρία do frg. 1 de Álcman e a um enigma de Teógnis (vv. 861-4). O Ἐρίβοια atestado junto a Afrodite Ὀρθροῦ pode ser entendido como “rica em vacas da aurora”.

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Publicado

2007-12-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Afrodite da aurora: herança indoeuropéia nos epítetos divinos e teônimos gregos. (2007). Letras Clássicas, 11, 105-134. https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i11p105-134