If in doubt, leave it in: subject accusatives in Plautus and Terence
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i11p135-152Palavras-chave:
construção de infinitivo com acusativo, elipse, registro textual, particípiosResumo
A construção latina de infinitivo com acusativo é um tipo de oração subordinada não definida, com o sujeito no acusativo e o verbo no infinitivo. Os infinitivos latinos são marcados não pela voz, mas também pelo tempo relativo: o infinitivo perfeito expressa anterioridade; o infinitivo presente, simultaneidade; o infinitivo futuro, posterioridade. O sujeito acusativo pode às vezes ser omitido. A maioria dos especialistas admite que tal omissão constitui coloquialismo. Todavia, a omissão ocorre com igual freqüência em diferentes gêneros literários, e é mais comum com o infinitivo futuro que com o presente, fatos que tornam improvável a interferência do registro textual na omissão. Meu artigo mostra que a omissão é mais freqüente no infinitivo futuro ativo e no perfeito passivo, isto é, nas formas que contêm um particípio marcado por gênero e número. A razão é porque, nesses, o particípio nos permite restituir mais facilmente um sujeito acusativo omitido.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-19
Como Citar
Melo, W. D. C. de. (2007). If in doubt, leave it in: subject accusatives in Plautus and Terence. Letras Clássicas, (11), 135-152. https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i11p135-152
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).