Eneias se reconhece
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i5p143-157Palavras-chave:
ekphrasis, Virgílio, Eneida, Platão, teoria do conhecimento, pinturaResumo
No primeiro canto da Eneida (vv.446–97), Virgílio produz uma ἔκφρασις que descreve cenas da Ilíada como pinturas no templo de Juno em Cartago. Tal procedimento não só está sendo proposto como ornatus, mas também como forma de atribuir características heróicas específicas, um ἦθος determinado, ao protagonista da epopeia. Ao operar esse mecanismo retórico, Virgílio atribui a Eneias um autorreconhecimento sensível. Essa passagem deve ser lida concomitantemente aos versos do sexto canto em que Eneias chega ao Hades, pois lá entrará em contato com o mundo das almas e reconhecer-se-á herói também no âmbito inteligível. A partir do duplo reconhecimento, sensível e inteligível, o herói e sua descendência poderão fundar a cidade. Dessa forma, devemos ler o primeiro e o sexto canto de acordo com a teoria platônica do conhecimento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2001-12-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Martins, P. (2001). Eneias se reconhece. Letras Clássicas, 5, 143-157. https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i5p143-157