Da disposição da Eneida, ou Do gênero da Eneida segundo as espécies da Ilíada e Odisseia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i5p159-206Palavras-chave:
Eneida, Ilíada, Odisseia, disposição, érga, nóstosResumo
Investigo a disposição da Eneida. Assim, investigo, primeiro, a matéria que Vergílio propõe no início do poema e, daí, a ordem em que a expõe na invocação e narração. Ora, a matéria é dupla, isto é, armas e varão, ou ainda, guerra e viagem, e, de acordo com ela, também a proposição é dupla, e as seis invocações se dividem em dois grupos, e as duas narrações, isto é, a de Vergílio e a de Eneias, se dividem em duas partes. Pois, de um lado, a primeira invocação e, daí, a primeira metade da narração de Vergílio especializam-se na viagem (cantos I.8–756; IV.1–VII.36), e as outras cinco invocações e, daí, a segunda metade da narração de Vergílio, na guerra (cantos VII.37–XII); de outro lado, a primeira metade da narração de Eneias especializa-se na guerra (canto II), e a segunda metade, na viagem (canto III). Depois, investigo a dependência da proposição, invocação e narração da Eneida para as partes correspondentes da Ilíada e da Odisseia, cotejando aquelas com essas. Pois, porque a matéria da Ilíada é a guerra, e a da Odisseia, a viagem, as partes da Eneida dependem ora de uma ora de outra. Com isso, porém, viso investigar o modo como a disposição da Eneida subverte, por exemplo, a ordem dos passos da narração da Ilíada e Odisseia, invertendo-os, interpolando-os, desmembrando-os, misturando-os. Enfim, de acordo com um passo do canto I da Odisseia, identifico a Ilíada com a espécie de canto dos érga ou “gesta”, e a Odisseia, com a espécie de canto do nóstos ou “retorno”, de maneira a concluir que a Eneida, por misturar ambas as espécies, seja mista pelo gênero.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2001-12-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Santos, M. M. dos. (2001). Da disposição da Eneida, ou Do gênero da Eneida segundo as espécies da Ilíada e Odisseia. Letras Clássicas, 5, 159-206. https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i5p159-206