Efeito dominó na América Latina: influência do sistema internacional nos regimes políticos.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2012.132308Palavras-chave:
América Latina, sistema internacional, difusão, autocracia, democraciaResumo
Este artigo busca encontrar fatores internacionais influentes nos processos de ascensão de regimes autocráticos e democratização ocorridos na América Latina durante, respectivamente, as décadas de 1960 e 1970, e as décadas de 1980 e 1990. Além de considerar os fatores endógenos que foram determinantes nesses processos, são investigadas as principais influências externas sobre as mudanças de regime democrático. Os fatores considerados são: a influência dos Estados Unidos sobre a região, no primeiro processo, a partir dos programas de assistência militar e da incorporação de sua Doutrina de Segurança Nacional por parte das escolas superiores de guerra em diversos países da América Latina e, no segundo processo, pela guinada em sua política em relação à região, quando passou a defender os valores democráticos e evitar ajuda a regimes autocráticos. O sistema internacional – no primeiro momento caracterizado pela bipolarização ideológica da Guerra Fria – levou à radicalização das posturas políticas nos países da América Latina em um momento crucial de seu processo de desenvolvimento, como resultado a ascensão de ideologias de cunho anticomunista. No período de democratização, a política internacional pode ter sido um fator influente pela consideração de que os regimes democráticos se tornara um imperativo para se inserir na economia internacionaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.