Lutas contra o Um: notas do diálogo entre uma antropologia e um Marx contra o Estado
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2013.132320Palavras-chave:
Estado, Política, Karl Marx, Pierre Clastres, Eduardo Viveiros de CastroResumo
Este artigo propõe um diálogo entre duas abordagens; de Marx, por um lado;da antropologia de Clastres e Viveiros de Castro, por outro. Trata -se de trocas acerca do Estado a partir das respectivas concepções de extinção e recusa deste. Inicia-se com uma apresentação e justificativa desse diálogo, além de explanar também acerca de que Marx se está falando. Após colocar de modo inicial ambos os conceitos-chave e seus elos, tal encontro ganha outros desdobramentos, graças aos Mil Platôs de Deleuze e Guattari. Enfim, a análise de certas lutas, antigas e contemporâneas, que ambas as perspectivas trabalham do ponto de vista teórico, permite aprofundar tal propostDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.